Os dados do Enade 2022 mostraram a diferença de conceituação entre cursos na modalidade EaD e cursos presenciais. Entre quase 8 mil cursos presenciais avaliados pelo MEC através do Enade, cerca de 27% ficaram entre os conceitos 4 ou 5, os mais altos. Considerando os 2 mil cursos em modalidade EaD, somente 18% alcançaram a mesma faixa. A maior parte dos cursos remotos fica concentrada na conceito 3, cerca de cerca de 42% dos cursos têm essa avaliação; 26% têm conceito 2, 3% têm conceito 1, o pior, e 13% ainda não têm avaliação do MEC. A situação é um pouco melhor para os cursos presenciais: 40% têm conceito 3, 22% estão com conceito 2 e quase 3% têm conceito 1 – somente 9% não têm avaliação por conceito.
Os dados do MEC também mostram um retrato dos formandos. De acordo com dados do Enade 2022, no EaD, a maior taxa de concluintes é de cursos com conceito 2; nessa categoria, são 207 alunos formados por curso. Já no presencial, a maior razão de formandos está nos cursos de conceito 5; são cerca de 63 alunos formados por curso.
A razão aluno-docente é outro coeficiente usado pelo Inep para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil. Segundo os dados do Censo da Educação Superior, cada professor de curso EaD de uma instituição privada tem 5 vezes mais alunos sob sua responsabilidade que um professor da rede pública. Saiba mais sobre o perfil do EaD no =igualdades da semana.

Editor do site da piauí. Foi repórter da revista em Brasília e diretor do podcast Foro de Teresina

É estagiária de jornalismo na piauí

É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno