minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Franklin Foer, o futebol e a globalização

O livro reportagem que destrincha a inserção do futebol na economia global

10set2015_16h07
Elvis Barukcic, AFP Photo
Elvis Barukcic, AFP Photo

Em 2004, o jornalista Franklin Foer publicou Como o futebol explica o mundo, livro-reportagem em que relaciona a globalização e a inserção do futebol na economia global.

Ao analisar times de todo o mundo – para a pesquisa do livro, Foer visitou países como Itália, Brasil, Irã e Bósnia – , o ex-editor da revista The New Republic constatou que muitas das equipes refletem classes sociais e ideologias políticas locais. Também a globalização, ao contrário do que se costumava afirmar, reforçou a identidade e a afirmação de culturas locais, afirma o escritor. Ao mesmo tempo, ele diz, a maior integração comercial mundial e a intensificação das trocas econômicas contribuíram para o aumento da corrupção em muitos países. Um dos capítulos do livro aborda a política da cartolagem no Brasil e tem na figura de Eurico Miranda um dos principais personagens.

Globalização e nacionalismo, ele concluiu, coexistem na nova ordem, mas também expõem as faces obscuras do esporte mais popular do mundo como a xenofobia, racismo e as ações de torcidas ligadas a grupos fascistas.

Parte do livro pode ser acessada no Google Books.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

Festival Piauí de Jornalismo terá ingressos extras

Público poderá assistir às mesas num telão instalado num auditório anexo, dentro da Cinemateca

Festival Piauí de Jornalismo 2022

O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, na Cinemateca Brasileira, São Paulo

Acompanhe a transmissão ao vivo da segunda Maratona Piauí CBN de Podcast

Encontro está sendo transmitido em áudio e em vídeo nos sites e redes sociais da piauí e da CBN

A história e os bastidores do Foro de Teresina

Apresentadores relembram início do programa, que completa um ano esta semana

Conteúdo patrocinado e anunciantes estão entre os principais modelos de financiamento

Diretor da CBN diz que programas em áudio são caminho para formar novos ouvintes

Mais textos