O número de carros circulando pelas ruas do país vem crescendo cada vez menos. Teve um aumento 7% em 2012, 6% em 2013 e quase 5% em 2014. Em 2016, caiu a menos de 1%, mas logo voltou a prosperar. A pandemia interrompeu o crescimento da frota, e a indústria continua tentando se recuperar. Em 2022, a frota não aumentou nem 0,1%.
Os impactos da crise sanitária são sentidos até hoje nas fábricas de automóveis: em comparação com o ano anterior, o Brasil deixou de faturar R$ 1,1 bilhão com exportações de veículos no primeiro trimestre de 2023. Em 2019, a indústria automobilística contava com 67 fábricas, que estavam espalhadas por 44 municípios brasileiros. Hoje, há 57 fábricas em 39 municípios.
Veja mais no =igualdades, que nesta semana ilustra a marcha a ré da indústria automobilística.

Repórter da piauí

É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno