07abr2014 | 15h38 | Brasil

38% das piadas com erro do Ipea tiveram graça, aponta pesquisa

A+ A- A

BARÃO DE LIMEIRA – Um levantamento realizado pelo Datafolha entre os dias 4 e 6 de abril revelou que apenas 38% das piadas com o erro do Ipea tiveram graça. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e vice-versa. Poucos minutos depois do anúncio, o instituto fez uma retificação: "Onde se lê ‘piadas’, deveria constar ‘pesquisas’. A frase correta seria ‘apenas 38% das pesquisas com erro do Ipea tiveram graça’", explicou o diretor Mário Paulino.

Em paralelo, números divulgados pelo Instituto Público de Erros Astronômicos (Ipea) revelaram que 56% dos brasileiros acreditam que institutos que se metem em saias justas merecem ser atacados. "Em resposta à sociedade, faremos um recall das pesquisas com defeito", expôs Sávio Tolson, ombudsman do Ipea. Em estudo aprofundado, e inédito, Tolson levantou que 12% das pesquisas do instituto continham erros na metodologia. "Na verdade, eram 15%", ratificou (ou seria "retificou"?).

No final da tarde, depois de divulgado esse post, o Ipea revelou que 37% das pessoas não acham a menor graça no piauí Herald. Outras 60% não souberam opinar. Mas 3% adoram as nossas piadas. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e vice-versa.

Procurado pela reportagem depois do almoço, nosso diretor, Olegário Ribamar, ainda não foi encontrado. 

Leia também

Pesquisa encomendada por institutos de pesquisa indica que institutos de pesquisa são fundamentais

Deus fará recall de besouro

Exportação de maquetes para o Brasil aquece economia chinesa