22maio2017 | 19h41 | Brasil

Editorial de O Globo pede renúncia de perito

A+ A- A

JARDIM BOTÂNICO – Nesta segunda-feira, num editorial intitulado Renúncia Presta, o jornal O Globo instou Ricardo Caires dos Santos a abrir mão do posto de “perito biônico da Folha de S. Paulo”. Foi Caires dos Santos quem sustentou, nas páginas da Folha, que o áudio do diálogo entre Joesley Batista e Michel Temer “sofreu mais de 50 edições” — versão que O Globo contesta.

“A Folha apoiou desde o primeiro instante o projeto reformista do perito”, enfatizou o diário carioca. “Toleramos as avaliações de Caires dos Santos que certificaram a autenticidade da cabeleira de Eike Batista e da tese de doutoramento de Alexandre de Moraes, tudo em prol da tão esperada estabilidade, do tão almejado crescimento econômico e da tão sonhada paz social. Agora, no entanto, o perito ultrapassou todos os limites. É urgente a sua renúncia!”

“A Folha respondeu com um breve comunicado publicado em sua versão online. O texto afirma que a perícia detectou mais de 130 edições no editorial Renúncia Presta, o que “atesta o caráter hesitante da peça”. Ademais, defendeu a reputação de seu perito. “O trabalho em que examinou a existência de um fantasma numa foto de Jessica Alba é uma obra-prima reconhecida internacionalmente. Ricardo Caires dos Santos é o João Gilberto dos peritos.”