A jogada das Americanas veio depois de uma consultoria feita pela Paulo Guedes School of Economics

02mar2023 | 13h08 | Economia

Americanas vão pagar credores com ações da Oi

A+ A- A

Seção de humor da piauí

MERCADO DE AÇÕES E REAÇÕES – Fim do drama para os credores das Americanas. Após passar os últimos meses em pânico, com receio de que a rede de lojas dos bilionários Lemann, Telles e Sicupira não tivesse como arcar com uma dívida de 40 bilhões de reais, a história chegou a um fim. Na manhã desta quinta-feira as Americanas anunciaram que vão pagar todas as suas dívidas através de ações da operadora de telefonia Oi – que por um enorme acaso, também deve mais de $40 bilhões de reais
na praça.

“Matematicamente a lógica é infalível”, comemorou um executivo da varejista, explicando o pensamento por trás da operação. “Todos sabem que a multiplicação de um número negativo por outro número negativo tem um resultado positivo. Então se um credor a quem as Americanas devem 50 mil reais recebe 50 mil reais em ações falidas da Oi, basta ele multiplicar  – 50.000 por – 50.000 e passa a ter automaticamente 2,5 bilhões. Tá resolvido.”

A opção pelos papéis da Oi veio depois de um longo estudo feito pela área financeira da empresa, que chegou a cogitar o pagamento em ações do Mappin, Mesbla, Bamerindus, Encol e Bolsonaro Store.