13abr2023 | 15h58 | Economia

Com Dilma à frente, Banco dos Brics troca lastro em dólar por estoque de vento

A+ A- A

Seção de humor da revista piauí

AR-CABOUÇO FISCAL – “Há mais vento entre o céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia”. Foi com essa máxima que a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, anunciou o plano de trocar todo o lastro em dólar da instituição por um estoque infinito de vento. A proposta foi anunciada hoje, durante cerimônia de posse de Dilma, que contou com a presença do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é o vento passando atrás, o que é algo muito importante”, explicou Dilma, em seu discurso. “Nossa ideia é pegar esse vento, estocar, converter em moeda corrente, e depois emprestar aos países amigos dos Brics. Como diria o Paulo Guedes, isso vai gerar uma economia de 1, 3, 17, 78, uns 563 bilhões.”

A notícia foi bem recebida na Faria Lima. “Hoje em dia já tem gente que aposta tudo em moeda imaginária, tipo bitcoin ou aquela do cachorrinho do Elon Musk. Por que não o vento, que é algo que ninguém vê, mas todo mundo sabe que existe?”, ponderou um analista financeiro que já trocou o coletinho sem mangas por um pulôver para não pegar uma friagem.

O anúncio da nova moeda fez o dólar amanhecer em baixa pelo terceiro dia consecutivo. A cotação da mandioca, por sua vez, já apresenta forte alta com o mercado de olho nas próximas ações de Dilma.