eventos

Ingressos à venda para o Festival Piauí GloboNews de Jornalismo

Estudantes e professores pagam meia-entrada, e assinantes da revista têm desconto

17out2018_12h46

Já estão à venda os ingressos para a quinta edição do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, que será realizado no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de dezembro. O tema desta edição são os jornalistas especialistas, aqueles que conhecem os pormenores dos assuntos a que dedicam suas coberturas – os “setoristas”, no jargão da imprensa.

Políticas públicas, corrupção, violência, mudanças climáticas, questões de gênero, tecnologia e gastronomia são as especialidades dos oito jornalistas de quatro países convidados neste ano. A curadoria é do editor do site da piauí, José Roberto de Toledo.

A seguir, conheça a programação dos dois dias de festival. Leia também os perfis dos jornalistas, que vêm sendo publicados no site e nas redes sociais da piauí.

No sábado, a programação começa com o argentino Hugo Alconada Mon, repórter do diário La Nacion e colunista do New York Times em espanhol, que falará de suas reportagens sobre corrupção, lavagem de dinheiro e fraude corporativa na América Latina. Emily Ramshaw contará como funciona o grupo The Texas Tribune, que produz reportagens investigativas sobre temas locais e análise de dados e documentos de instituições públicas do estado do Texas. Questões de gênero e feminismo serão o assunto de Hanna Rosin, colaboradora da revista Atlantic e apresentadora do podcast DoubleX, no grupo Slate e do podcast Invisibilia, da rádio NPR. Por fim, Jack Stewart vai compartilhar seus conhecimentos de jornalista e engenheiro mecânico nas coberturas sobre tecnologia, mobilidade urbana e veículos autônomos para a revista Wired.

No domingo, o salvadorenho Óscar Martínez trará para o público o trabalho da Sala Negra, divisão do site de notícias El Faro especializada na cobertura de violência e crime organizado. Gastronomia e cultura serão os temas do francês Alain Kruger, editor e apresentador do programa de rádio On Ne Parle Pas la Bouche Pleine!. A jornalista e escritora Margalit Fox falará sobre seu trabalho de perfilar anônimos e famosos para a seção que entrou para os anais do jornalismo literário: o obituário do New York Times. Andrew Revkin, responsável pelo jornalismo científico e ambiental no canal National Geographic, encerrará o festival, compartilhando histórias colhidas ao longo de duas décadas de reportagens na área de meio ambiente e questões climáticas no New York Times.

Todas as conversas serão mediadas por jornalistas da piauí e dos principais veículos de imprensa brasileiros. A programação começa, no sábado e no domingo, às 10 horas.

Os ingressos podem ser parcelados em até doze vezes. Estudantes e professores universitários pagam meia-entrada e assinantes da piauí têm desconto.

Leia Também

Relacionadas Últimas

Conheça os convidados: Emily Ramshaw

A americana comanda o Texas Tribune, portal que cobre exclusivamente as instituições públicas do estado do Texas

Conheça os convidados: Hanna Rosin

A repórter americana fundou a seção DoubleX, com conteúdo exclusivo para as mulheres na revista digital Slate

Conheça os convidados: Hugo Alconada Mon

Jornalista do argentino La Nacion é especialista em reportagens sobre corrupção, lavagem de dinheiro e fraude

piauí estreia colunas diárias sobre as eleições

Nove cientistas políticos e jornalistas vão debater a campanha deste ano

Acompanhe a transmissão ao vivo da segunda Maratona Piauí CBN de Podcast

Encontro está sendo transmitido em áudio e em vídeo nos sites e redes sociais da piauí e da CBN

A história e os bastidores do Foro de Teresina

Apresentadores relembram início do programa, que completa um ano esta semana

Conteúdo patrocinado e anunciantes estão entre os principais modelos de financiamento

Diretor da CBN diz que programas em áudio são caminho para formar novos ouvintes

Interação com o público ajuda a ganhar e manter audiência

Fidelidade de ouvintes pode se transformar em financiamento coletivo e ajudar a manter podcasts

Os desafios e a rotina de contar histórias em podcast

Roteiro capaz de amarrar narrativas é segredo para um bom programa; dificuldade de financiamento é cotidiana

Mais textos
1

Brasil mais longe da Europa

“Efeito Bolsonaro” afasta turistas europeus e prejudica negócios

2

Fala grossa e salto fino

As façanhas de Joice Hasselmann, do rádio ao Congresso

3

Mitificação de Eduardo, demonização da esquerda

Em evento bolsonarista, filho do presidente e ministros apresentam rivais como mal radical, em sintoma da deterioração democrática no país

4

Um bicheiro no centro do poder

A rede de assassinatos, amizades e dinheiro que cerca Jamil Name no Mato Grosso do Sul

6

O novo Posto Ipiranga

Ex-capitão do Exército transformado em ministro da Infraestrutura cresce no Twitter e na agenda positiva do governo Bolsonaro 

7

O mundo sem a Amazônia

Modelo climático prevê efeitos da conversão da floresta em pasto: diminuição de 25% das chuvas no Brasil e aumento da temperatura, com prejuízo "catastrófico" para agricultura e produção de energia

8

Letra preta

Os negros na imprensa brasileira

10

A volta do concurso literário mensal da piauí

Além da frase “Eduardo, meu filho, esse hambúrguer é orgânico?” o texto de outubro deve ter o seguinte ingrediente improvável: 'Oswaldo Montenegro'