eventos

Ingressos à venda para o Festival Piauí GloboNews de Jornalismo

Estudantes e professores pagam meia-entrada, e assinantes da revista têm desconto

17out2018_12h46

Já estão à venda os ingressos para a quinta edição do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, que será realizado no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de dezembro. O tema desta edição são os jornalistas especialistas, aqueles que conhecem os pormenores dos assuntos a que dedicam suas coberturas – os “setoristas”, no jargão da imprensa.

Políticas públicas, corrupção, violência, mudanças climáticas, questões de gênero, tecnologia e gastronomia são as especialidades dos oito jornalistas de quatro países convidados neste ano. A curadoria é do editor do site da piauí, José Roberto de Toledo.

A seguir, conheça a programação dos dois dias de festival. Leia também os perfis dos jornalistas, que vêm sendo publicados no site e nas redes sociais da piauí.

No sábado, a programação começa com o argentino Hugo Alconada Mon, repórter do diário La Nacion e colunista do New York Times em espanhol, que falará de suas reportagens sobre corrupção, lavagem de dinheiro e fraude corporativa na América Latina. Emily Ramshaw contará como funciona o grupo The Texas Tribune, que produz reportagens investigativas sobre temas locais e análise de dados e documentos de instituições públicas do estado do Texas. Questões de gênero e feminismo serão o assunto de Hanna Rosin, colaboradora da revista Atlantic e apresentadora do podcast DoubleX, no grupo Slate e do podcast Invisibilia, da rádio NPR. Por fim, Jack Stewart vai compartilhar seus conhecimentos de jornalista e engenheiro mecânico nas coberturas sobre tecnologia, mobilidade urbana e veículos autônomos para a revista Wired.

No domingo, o salvadorenho Óscar Martínez trará para o público o trabalho da Sala Negra, divisão do site de notícias El Faro especializada na cobertura de violência e crime organizado. Gastronomia e cultura serão os temas do francês Alain Kruger, editor e apresentador do programa de rádio On Ne Parle Pas la Bouche Pleine!. A jornalista e escritora Margalit Fox falará sobre seu trabalho de perfilar anônimos e famosos para a seção que entrou para os anais do jornalismo literário: o obituário do New York Times. Andrew Revkin, responsável pelo jornalismo científico e ambiental no canal National Geographic, encerrará o festival, compartilhando histórias colhidas ao longo de duas décadas de reportagens na área de meio ambiente e questões climáticas no New York Times.

Todas as conversas serão mediadas por jornalistas da piauí e dos principais veículos de imprensa brasileiros. A programação começa, no sábado e no domingo, às 10 horas.

Os ingressos podem ser parcelados em até doze vezes. Estudantes e professores universitários pagam meia-entrada e assinantes da piauí têm desconto.

Leia Também

Relacionadas Últimas

Conheça os convidados: Emily Ramshaw

A americana comanda o Texas Tribune, portal que cobre exclusivamente as instituições públicas do estado do Texas

Conheça os convidados: Hanna Rosin

A repórter americana fundou a seção DoubleX, com conteúdo exclusivo para as mulheres na revista digital Slate

Conheça os convidados: Hugo Alconada Mon

Jornalista do argentino La Nacion é especialista em reportagens sobre corrupção, lavagem de dinheiro e fraude

piauí estreia colunas diárias sobre as eleições

Nove cientistas políticos e jornalistas vão debater a campanha deste ano

As 1.400 vidas da obituarista Margalit Fox e outras histórias: veja como foi o 2º dia do evento

Encontro internacional reuniu jornalistas em São Paulo neste fim de semana

Saiba primeiro sobre os nossos eventos

Receba as novidades dos próximos projetos da piauí

Saiba como foi cada mesa da Maratona Piauí Serrapilheira

Vida, vulcões, clima, água e gestão da ciência: cinco grandes cientistas falaram sobre suas áreas de pesquisa

Jornalistas e divulgadores entrevistarão os pesquisadores convidados

Conheça os mediadores do evento que acontecerá dia 12 de maio, no Rio de Janeiro

Mais textos