Na matemática da Maratona Piauí Serrapilheira, cinco pesquisadores convidados dividirão o palco com dez mediadores – divulgadores da ciência e jornalistas que representam oito veículos de comunicação.
Na abertura, Roberto Kaz, repórter da piauí e autor do Livro dos Bichos, da Companhia das Letras, estará ao lado de Ana Lucia Azevedo, jornalista de ciência do Globo e autora de Novos Tempos, publicado pela Zahar; a dupla conversará com o astrobiólogo Douglas Galante.
Na segunda mesa, a geóloga Adriana Alves falará sobre suas pesquisas mediada por Rafael Cariello, roteirista do programa Conversa com Bial, da TV Globo, ex-editor da piauí, e pela argentina Alicia Ivanissevich, ex-editora-executiva da revista Ciência Hoje, atualmente colaboradora do portal Ciência Hoje.
Na sequência, estarão no palco do Instituto Moreira Salles Bernardo Esteves, repórter da piauí, curador da Maratona e autor de Domingo é Dia de Ciência, da Azougue, e Giovana Girardi, repórter de ciência e meio ambiente do jornal O Estado de S.Paulo, para entrevistar o engenheiro florestal Tasso Azevedo.
A penúltima mesa do evento, com a física Marcia Barbosa, será conduzida pela presidente do Conselho Administrativo do Instituto Serrapilheira, Branca Vianna, e pelo jornalista Maurício Tuffani, editor do portal Direto da Ciência e membro do Conselho Editorial da revista Pesquisa Fapesp.
No encerramento da programação, o imunologista português Antonio Coutinho será sabatinado pela bióloga especializada em jornalismo científico Cristina Caldas, do Instituto Serrapilheira, e pelo jornalista Marcelo Leite, repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo e autor dos livros Folha Explica Darwin, da PubliFolha, e Ciência: Use com Cuidado, publicado pela editora da Unicamp.
O ingresso para a Maratona Piauí Serrapilheira inclui almoço e pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito.
Assinantes piauí, associados ao Instituto Serrapilheira, bolsistas de centros de pesquisa, estudantes e professores pagam meia-entrada.