minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
questões de forno e fogão

Lasagna de espinafre simplíssima

O prato é ótimo para compartilhar já que é complicado fazer pouca lasanha. O bom é convidar os amigos e montar um grande refratário na véspera. Na hora de servir, é só colocar no forno, e pronto. Como aqui somos muitos, é perfeito para o almoço. Fizemos as quantidades dobradas – e percebemos que, da próxima vez que fizermos, é melhor triplicar a receita porque não sobrou nada.

| 24 maio 2013_21h01
A+ A- A

Esta receita é um presente da Bia, frequentadora virtual da Cozinha Transcendental que mora em Londres. O prato é ótimo para compartilhar já que é complicado fazer pouca lasanha. O bom é convidar os amigos e montar um grande refratário na véspera. Na hora de servir, é só colocar no forno, e pronto. Como aqui somos muitos, é perfeito para o almoço. Fizemos as quantidades dobradas – e percebemos que, da próxima vez que fizermos, é melhor triplicar a receita porque não sobrou nada. Consideramos altamente recomendável.

Lasanha de Espinafre da Bia

4 dentes de alho picados em pedacinhos
1 cebola grande picada em pedaços miudinhos
óleo
1 colher de sopa rasa de manteiga
1 pacote de espinafre congelado
1 pacote massa boa para lasanha (usamos Barilla)
300 gramas de requeijão em barra, tipo catupiry, em pedaços (opcional)
500g de mussarela
500 ml de creme de leite fresco
noz-moscada
sal, pimenta

Coloque o tijolo de espinafre congelado em uma panela com água fervente e sal. Deixe ferver até que o tijolo se desfaça.

Escorra bem o espinafre e pique em pedaços. Frite a cebola e o alho em uma colher de sopa de manteiga derretida em óleo vegetal (canola) adicione o espinafre e deixe refogando por uns 5/10 minutos com a panela tampada. Tempere como quiser: cubinho de caldo de legumes, sal (se usar caldo de legumes, atenção), pimenta. Desligue e espere amornar (evite acrescentar o creme de leite a ingredientes muito quentes).

Misture o creme de leite, um pouco de noz-moscada, o requeijão em pedaços e vá mexendo até que o requeijão derreta. Mas atenção, fogo bem baixinho, o creme de leite não deve ferver. Se a mistura ficar muito pastosa, dilua com um pouco de leite. Assim que o requeijão derreter, prove e corrija o tempero, se necessário.

Em um refratário, comece a montar as camadas: primeiro um pouco de molho, a massa da lasanha, o molho, o queijo fatiado, massa, molho, queijo, massa e assim sucessivamente. A última camada deverá ser de queijo. Coloque para assar em forno aquecido, temperatura média, por cerca de 40 minutos. Pronto! E ainda dá tempo para fazer para este final de semana.

Esta lasagna pode ser montada de véspera, fica mais saborosa. Ela também comporta alterações: tínhamos um pedacinho de queijo de cabra, picamos e espalhamos alguns pedaços por cima da última camada.

Aqui, o pinguim almoçando lasagna na sala dos editores:

Fundo musical recomendado: Ciao, mamma, guarda come me diverto – para preparar muito alegremente este prato:

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí