questões de forno e fogão

Molho rápido de atum

Hoje o almoço precisava sair num relâmpago e optamos por um clássico do tempo apertado, o molho de atum. As quantidades da receita abaixo podem ser dobradas e temos uma população flutuante – e hoje foram dezesseis pessoas. Usamos quatro latas de atum sólido para quase dois pacotes de massa. Mas bem que poderíamos ter usado cinco ou seis, pois quanto mais atum, melhor.

Maria Cecilia Marra
26set2012_19h24

Hoje o almoço precisava sair num relâmpago e optamos por um clássico do tempo apertado, o molho de atum. As quantidades da receita abaixo podem ser dobradas e temos uma população flutuante – e hoje foram dezesseis pessoas. Usamos quatro latas de atum sólido para quase dois pacotes de massa. Mas bem que poderíamos ter usado cinco ou seis, pois quanto mais atum, melhor.

Ingredientes

Para um pacote de 500 gramas de massa (4 pessoas)

2 latas de atum sólido



1 vidro de passata de tomate rústica

5 dentes de alho descascados

1 cenoura em cubinhos pequenos

1 folha de louro

Azeite

Um bonito ramo de salsinha

Açúcar

Pimenta do reino em grãos

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o azeite para esquentar em fogo médio, acrescente os dentes de alho inteiros, os pedacinhos de cenoura, uma pitada de açúcar e frite até que o alho fique bronzeado. Nesse momento, acrescente o atum e vá refogando e quebrando com a colher de pau. Quando estiver borbulhando, acrescente o tomate e misture. Abaixe o fogo para o absoluto mínimo, coloque a folha de louro e tampe a panela.

Coloque sal na água para ferver a massa, ligue o fogo e vá cuidar das suas coisas por uns 15 minutos (coloque um alarme para não se distrair e esquecer).

Passados 15 minutos, o molho deve ter apurado, mudado de cor e a água deve estar fervendo. Tempere o molho com sal, pimenta e o raminho de salsinha, misture bem e prove.

Coloque a massa para cozinhar (no nosso caso, por 9 minutos). Corte uns pedacinhos de manteiga sem sal e coloque no prato em que você vai servir.

Escorra a massa, misture na manteiga (use azeite crú se preferir), misture o molho e sirva.

Aqui o pinguim exibe o almoço na mesa da Paulinha, na editoria de arte:

O fundo musical recomendado para preparar o molho é slow, mas nem tudo deve precisa ser rapidíssimo. E como fala em peixes, orna!

Maria Cecilia Marra

Desenhista, é diretora de arte da piauí

Leia também

Últimas Mais Lidas

Podcast Praia dos Ossos chega ao último episódio

Ouça já o capítulo final da série produzida pela Rádio Novelo

Quando gente vira cobaia

Fernando Reinach explica quais são e como funcionam os controles que existem para cientistas não ultrapassarem limites éticos em suas pesquisas

Vacinas na mira dos boatos

De carona na recusa do governo federal à vacina chinesa, conteúdos falsos e enganosos sobre imunização se intensificam nas redes sociais

Faltou combinar com a Bahia

Defensor do apoio a Ciro Gomes em 2018, senador Jaques Wagner minimiza encontro do pedetista com Lula e diz que presidenciável cearense se aproxima da direita

As incríveis aventuras do ministro-astronauta

Pontes nomeou para cargo de confiança sócia com quem mantém rede de empresas para venda de bonecos, livros, palestras motivacionais e viagens ao espaço

A esquerda que se arma contra Trump

Cultura armamentista típica dos conservadores americanos ganha cada vez mais adeptos entre minorias e grupos de tradição democrática

Foro de Teresina #124: O bolsonarismo frita seus generais

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Mais textos
4

Dado Dolabella exige que seus namoros sejam cobertos pelo SUS

RIO DE JANEIRO – O ator, cantor e enfant terrible Dado Dolabella declarou ontem que tem mais de dez anos de bons serviços prestados à saúde pública brasileira "sem jamais ter recebido um tostão por isso”. Dolabella se referia à afirmação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, segundo a qual o sexo é um dos meios mais eficientes para combater a hipertensão, um mal que aflige uma fatia crescente da população brasileira.

5

Os melhores momentos do futebol-arte

O que Van Gogh, Manet e Edvard Munch têm a dizer sobre o nobre esporte

7

Mikhail Zygar e a Rússia de Vladimir Putin

Mikhail Zygar conversou com João Moreira Salles, editor da piauí, e Raul Juste Lores, da Folha de S.Paulo. Zygar passou os últimos dezesseis anos – desde que Vladimir Putin assumiu o poder na Rússia – entrevistando pessoas ligadas direta e indiretamente ao presidente e ao Kremlin.

9

Margalit Fox e os perfis póstumos de heróis e heroínas anônimos

Assista a um trecho da participação de Margalit Fox no primeiro dia de evento

10

O bispo e os bicheiros

Os contraventores do Carnaval carioca ajudaram a eleger o prefeito Marcelo Crivella. Estão arrependidos