Molho relâmpago
Como ainda não conseguimos repetir a receita do bolo de chocolate com peras para passar aqui, vamos tapar o buraco com mais um almoço de fechamento. Como todos estávamos muito ocupados ontem, recorremos a um molho de vagem com gorgonzola que não chegou a desbancar os lumaconi da terça-feira, mas foi bastante apreciado. O melhor é que ficou pronto rapidamente e sem esforço. A sugestão é ter sempre em acervo alguns pacotes de massa, de vagens congeladas e pedaços de gorgonzola (considerando que sal, pimenta, bom azeite e alho façam parte da sua despensa). Em situações de emergência, é só recorrer a eles e em no máximo meia hora a comida estará sendo servida.
Como ainda não conseguimos repetir a receita do bolo de chocolate com pêras para passar aqui, vamos tapar o buraco com mais um almoço de fechamento. Como todos estávamos muito ocupados ontem, recorremos a um molho de vagem com gorgonzola que não chegou a desbancar os lumaconi da terça-feira, mas foi bastante apreciado. O melhor é que ficou pronto rapidamente e sem esforço. A sugestão é ter sempre em acervo alguns pacotes de massa, de vagens congeladas e pedaços de gorgonzola (considerando que sal, pimenta, bom azeite e alho façam parte da sua despensa). Em situações de emergência, é só recorrer a eles e em no máximo meia hora a comida estará sendo servida.
As medidas abaixo são indicativas. Incentivamos o exagero na quantidade de vagem e de gorgonzola. Se sobrar molho no prato, melhor; é só limpar com o pão. A prática pode não ser das mais finas, mas quem cozinhou vai encarar como um elogio dos mais sinceros.
Para um pacote de 500gr de farfalle:
4 dentes de alho descascados, divididos ao meio e sem o miolinho
500 gramas de vagem manteiga fresca (quanto mais, melhor. Pode exagerar.)
300 gramas de gorgonzola
150 gramas de parmesão ralado
1 copo de leite integral
1 colher de sopa de manteiga
Noz moscada
E o de sempre: sal, pimenta do reino e azeite muito bom.
Em um panelão coloque bastante água com sal para ferver. Nessa água você vai cozinhar as vagens e a massa.
Limpe e corte as vagens em pedaços de uns 3 cm e coloque na água, que a esta altura estará fervendo. Você pode substituir por vagem congelada, nesse caso siga as instruções do pacote.
Fique de olho para retirar os pedaços ainda durinhos, eles precisam estar crocantes quando aparecerem no prato. Reserve.
Coloque a massa para ferver. As gravatinhas em geral cozinham em 12 minutos e esse tempo você aproveita para fazer o molho:
Cubra o fundo da panela com azeite e em fogo médio frite os pedaços de alho. Quando estiverem dourados, acrescente a vagem bem escorrida e dê uma refogada ligeira.
Abaixe o fogo, acrescente o gorgonzola quebrado em pedaços e vá revirando tudo. Quando o gorgonzola começar a derreter, acrescente o copo de leite quente (dê uma esquentada antes no microondas). Vá mexendo para garantir que o queijo derreta uniformemente e a mistura fique cremosa. Acrescente pimenta a gosto, rale um pouco de noz moscada (o equivalente a uma colherinha de café) e corrija o sal. Se preferir, esfarele metade de um cubo de caldo de legumes em vez de usar sal. Nós usamos o caldo de legumes. Espere dissolver e desligue.
Neste ponto a massa deve estar pronta. Escorra bem e jogue na panela onde está o molho. Coloque uns pedacinhos de manteiga, espere que derreta e misture tudo. Espalhe metade do parmesão ralado e volte a misturar. Transfira para a travessa em que vai servir, espalhe a outra metade do queijo ralado por cima e sirva.
Aqui, nosso pinguim almoçando na mesa da Cecília:
Fundo musical adequado para executar esta receita super-mega-hiper rapidíssima:
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí