O irresistível pão de queijo da Yara
Pão de queijo da Yara
Fica o aviso, quem estiver compenetrado na dieta não deve se expor a esta receita: é impossível comer pouco. Hoje vamos publicar uma versão de pão de queijo maravilhosa, um verdadeiro triunfo. Por luxo, é muito simples de fazer, rápida e não exige saber além de medir ingredientes, ligar liquidificador e acender forno. Dá para sentir vontade de comer e concretizar o desejo sem que a preguiça tenha chance de se instalar e atrapalhar- por exemplo, no café da manhã. É perfeitamente possivel ir da cama à mesa com uma bela fornada quentinha em cerca de 30 minutos. OK, talvez um pouquinho mais, dependendo do vigor do forno e do desembaraço do cozinheiro ao acordar.
Fica o aviso, quem estiver compenetrado na dieta não deve se expor a esta receita: é impossível comer pouco. Hoje vamos publicar uma versão de pão de queijo maravilhosa, um verdadeiro triunfo. Por luxo, é muito simples de fazer, rápida e não exige saber além de medir ingredientes, ligar liquidificador e acender forno. Dá para sentir vontade de comer e concretizar o desejo sem que a preguiça tenha chance de se instalar e atrapalhar – por exemplo, no café da manhã. É perfeitamente possível ir da cama à mesa com uma bela fornada quentinha em cerca de 30 minutos. OK, talvez um pouquinho mais, dependendo do vigor do forno e do desembaraço do cozinheiro ao acordar.
É ideal para fazer no final de semana. Portanto, se você gosta de pão de queijo recomendamos dar um pulo no supermercado para comprar os ingredientes e se preparar para a glória. A receita veio do tipo de tia que todo mundo gostaria de ter. Frequentadora assídua dos correios, ela despacha agrados para os sobrinhos distantes e mima sem freio os que estão perto. Sua generosidade é tão grande que abrange a família e amigos, vai até os amigos dos amigos inclusive os conhecidos próximos ou só de vista, passa pelo Dito, o cachorro, que de jeito nenhum é o último da lista. Hoje chega até a Cozinha Transcendental e seus leitores. Nossos agradecimentos mais calorosos à Yara Chaves pelo presentão em forma de receita.
Conheça a seguir a opinião do Renato, a autoridade máxima em pão de queijo da Cozinha Transcendental, e a pontuação que ele dá para este.
E agora, sob entusiasmado rufar de tambores, eis o:
Pão de queijo da Tia Yara
Ingredientes:
1 xícara (chá) de óleo (soja, canola ou girassol)
3 ovos
1 xícara (chá) de leite integral
1 colher rasa (sopa) de sal
1 xícara (chá) de queijo ralado (de saquinho; nós costumamos usar o da marca Gran Formaggio. Se não achar, basta evitar os de cheiro muito forte, enjoativo)
2 xícaras (chá) de polvilho doce
1 xícara (chá) de polvilho azedo
Margarina para untar as forminhas de empada
Modo de fazer:
1 – ligue o forno no máximo.
2 – separe os ingredientes e medidas
3 – Unte as forminhas, disponha sobre um tabuleiro maior e deixe tudo pronto para receber a massa e ir para o forno. A massa não deve descansar.
4 – Coloque todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos. Bata muito bem, parando de vez em quando para descolar a massa das paredes do copo. Torne a bater. A massa fica bem consistente e deve ficar bem homogênea. Se achar que ficou muito espessa e que o liquidificador não dá conta, acrescente um pouco mais de mais leite.
5 – Despeje a massa nas forminhas de empada untadas e preencha quase até a borda.
6 – Coloque imediatamente para assar em forno alto por 15 minutos ou até notar que a massa cresceu e ultrapassou a altura da forminha. Nesse ponto diminua o forno e deixe até dourar.
MUITA ATENÇÃO: como os fornos não são todos iguais, é fundamental ficar de olho para evitar que os pães queimem.
Esta receita não pode ser congelada, o melhor é fazer e assar na hora. O pão pode ser recheado com coisas gostosas, doces ou salgadas (queijo, goiabada e etc). Fizemos alguns com recheio de goibada e outros ao natural.
Fundo musical que inundou a alma do Renato ao provar o pão de queijo:
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí