Que cheiro é esse?
Você vai antecipando pegar alguma coisa gostosa, abre a porta e – pá! – junto com a luz e o frio sai lá de dentro um cheirinho alarmante. Há alguma coisa de podre no seu reino, e está na geladeira. Em algum momento o inocente eletrodoméstico se transformou em cenário de uma daquelas histórias policiais horríveis com defuntos abandonados, esquecidos até que algum vizinho sente, escapando por baixo da porta do apartamento... melhor nem completar. Ou isso, ou virou um arquivo de mementos, uma espécie de acervo arqueológico dos hábitos alimentares ao longo dos meses. Que pesadelo.
Você vai antecipando pegar alguma coisa gostosa, abre a porta e – pá! – junto com a luz e o frio sai lá de dentro um cheirinho alarmante. Há alguma coisa de podre no seu reino, e está na geladeira. Em algum momento o inocente eletrodoméstico se transformou em cenário de uma daquelas histórias policiais horríveis com defuntos abandonados, esquecidos até que algum vizinho sente, escapando por baixo da porta do apartamento… melhor nem completar. Ou isso, ou virou um arquivo de mementos, uma espécie de acervo arqueológico dos hábitos alimentares ao longo dos meses. Que pesadelo.
Desmoronar de desânimo ou fechar a porta da geladeira e sair correndo em negação não vão adiantar, uma hora você vai ser obrigada a encarar as entranhas da geladeira. O mais eficaz é aprender a manter a situação sob controle sempre: guardar tudo corretamente na geladeira sempre limpa. Não é complicado, é só questão de disciplina e organização. Hoje vamos ver como limpar a geladeira corretamente e no próximo post vamos saber como guardar cada tipo de alimento direito. Nossa professora, mais uma vez, é a Dra. Julia Musa Magaldi, a sanitarista que já nos ensinou a dar uma geral na cozinha e a desarmar saladas.
Pregador no nariz, luvas de plástico e mãos à obra:
Cuidados com a geladeira:
– Se por acaso algum líquido escorrer ou pingar nas prateleiras, limpe imediatamente, não deixe secar.
– Tudo o que você guardar na geladeira deve estar limpo e seco. Preste atenção na borda dos potes, no fundo das garrafas e etc antes de guardá-los.
– Dê uma geral nas frutas e verduras, jogue fora tudo o que estiver passando do ponto.
– Passe um pano com álcool no puxador das portas.
– Limpe as portas e toda a superfície com um pano úmido.
Dia da faxina boa:
– Comece desligando a geladeira da tomada para evitar acidentes. Use uma esponja do lado suave, detergente neutro e água limpa e limpe toda a parte interna da geladeira. Retire as prateleiras, lave as prateleiras (se elas forem removíveis) e seque muito bem antes de recolocar. Se não forem removíveis, limpe com o pano úmido.
– Enxague tudo passando uma esponja limpa com água (mas não ensopada). Passe a esponja quantas vezes for necessário, com toda a paciência do mundo, até que não haja traço de detergente. Nunca jogue água dentro da geladeira, a não ser que a intenção seja arruinar a sua e forçar a troca por um modelo mais novo. Se você quiser manter a que tem, use só a esponja ou no máximo um pano descartável.
– Para arrematar, desinfete o interior com álcool 70% e um pano limpo. Não use nenhum produto químico para evitar o risco de contaminar a sua comida.
E agora, uma dica interessante: se você não tem álcool 70% em casa, faça o seu. Pegue um litro de álcool comum (daqueles que você encontra no supermercado) e acrescente 300 ml de água: voilà! Mas atenção: não dá para guardar. A mistura só pode ser usada no dia em que foi feita ou perde a eficácia.
Fundo musical recomendado pela Dra Julia:
O nosso:
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí