21dez2016 | 18h36 | Economia

Seis estados pretendem parcelar 2017

A+ A- A

PINDAÍBA – A crise financeira que atinge o governo federal já chegou às esferas estaduais. Acre, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe anunciaram propostas para parcelar a chegada de 2017 para a população.

Segundo José Ivo Sartori, governador do Rio Grande do Sul, a chegada de 2017 de uma só vez para todos seria muito onerosa para o governo. “Ainda estamos estudando o modelo de parcelamento, mas já posso adiantar que existem duas propostas na mesa: dividir a passagem do ano alfabeticamente ou decretar que todos entram em 2017 só em março”.

A Bahia, Mato Grosso, Sergipe e Acre já se decidiram pelo modelo alfabético. Rui Costa, governador da Bahia, explica que “as pessoas cujas iniciais vão de A a J já poderão comemorar o ano novo no dia primeiro de janeiro. Já a turma de K a Q só entrará em 2017 no mês de abril. A situação de todos os outros ainda é indefinida e é possível que entrem em 2017 apenas em 2018”.

Residentes dos estados que não entrarem em 2017 viverão no que técnicos batizaram de “2016 prolongado”, com meses conhecidos como Dezembro 2, Dezembro Novo, Outro Dezembro e Último Dezembro.