Defesa de Lula pede que gravação de audiência com Moro seja dirigida por Sebastião Salgado

10maio2017_16h32

BOCA MALDITA – Na manhã desta quarta-feira, horas antes da audiência de Luiz Inácio Lula da Silva com o juiz Sergio Moro, a defesa do ex-presidente solicitou que Sebastião Salgado dirija a gravação da oitiva. Segundo o advogado Carlos Zanin Martins, a forma como os registros são feitos atualmente, com foco apenas na pessoa que depõe, câmeras digitais de baixa definição e iluminação de luz branca, criam “uma imagem distorcida” e “impedem que o depoente se expresse em toda sua potência”. Salgado, famoso por suas fotos em preto e branco altamente contrastadas, seria a pessoa ideal para registrar esse “momento épico”, diz Martins.

Moro citou razões estéticas e cinematográficas na decisão em que negou o pedido da defesa de Lula. “A Justiça Federal avaliou longamente tradições como o cinema direto, o cinema de observação e o cinèma vérité para desenvolver o que já é conhecido como ‘estilo Lava Jato’ de filmar.”

Para a professora de comunicação Ivana Bentes, os vídeos postados na página de Facebook “Eu MORO com ele”, gerida pela mulher de Sergio Moro, “provam que é ela a verdadeira diretora de fotografia da Justiça Federal. Rosângela Wolff Moro é a Leni Riefenstahl da República de Curitiba”.