anais da telecomunicação
A agonia da Oi
Como as sucessivas intervenções do governo e a ganância dos acionistas majoritários arruinaram uma campeã nacional
Consuelo Dieguezcarta da América
Meu presidente era preto
Uma história da primeira Casa Branca afro-americana – e do que veio em seguida
Ta-Nehisi Coatesanais da violência
A guerra
Como o PCC deflagrou uma crise nas prisões brasileiras ao tentar ganhar poder fora de São Paulo
Bruno Paes Mansoquestões de direito animal
A viagem das elefantas
A trajetória de Maia e Guida do circo ao santuário
Roberto Kazanais do jornalismo
A destruição de Guernica
O bombardeio aéreo que arrasou o vilarejo durante a Guerra Civil Espanhola
George Lowther Steerchegada
Lamento por uma capa precoce
A história de uma ilustração tristemente visionária
Maria Cecilia Marra e Bruce McCallesquina
colaboradores
Bruce McCall [Capa e A Casa Branca de Trump] é ilustrador e escritor canadense radicado em Nova York. É colaborador da revista The New Yorker, na qual publicou diversas capas e textos de humor.
Maria Cecilia Marra [Lamento por uma capa precoce] é diretora de arte da piauí.
Consuelo Dieguez [A agonia da Oi], repórter da piauí, é autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas, da Companhia das Letras. Ilustração de Nadia Khuzina.
Gabriel Mello Franco [Cartuns], artista visual carioca, é sócio do Studio Hello.
Bruno Paes Manso [A guerra], jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, é autor do livro Homicide in São Paulo: An Examination of Trends from 1960–2010, lançado em 2016 pela Springer. Ilustração de Pedro Franz.
Ta-Nehisi Coates [Meu presidente era preto], jornalista e escritor norte-americano, é colaborador da revista The Atlantic, na qual o artigo foi originalmente publicado e distribuído por Tribune Content Agency. Publicou Entre o Mundo e Eu, pela Objetiva. Tradução de Sergio Flaksman.
Roberto Kaz [A viagem das elefantas,], repórter da piauí, é autor de O Livro dos Bichos, da Companhia das Letras.
Ruy Fausto [Ainda a esquerda], professor emérito da USP, é doutor em filosofia pela Universidade Paris I. Publicou, entre outros livros, Marx: Lógica e Política, Investigações para uma Reconstituição do Sentido da Dialética, em três volumes, pela Editora 34. É um dos editores da revista eletrônica Fevereiro. Ilustração de Roberto Negreiros.
George Lowther Steer (1909–44) [A destruição de Guernica], jornalista e tenente-coronel do Exército britânico, cobriu a Guerra Civil Espanhola para o Times de Londres. O artigo é um trecho do livro A Árvore de Gernika, que a Companhia das Letras publica este mês. Tradução de Claudio Marcondes e apresentação de Nicholas Rankin.
Marcel Gotlib (1934–2016) [Neutralizando], desenhista e autor de histórias em quadrinhos, fundou e editou a revista francesa Fluide Glacial. Tradução de Dorothée de Bruchard.
Laura Liuzzi [Poesia] é poeta e autora de Calcanhar, da editora 7Letras, e Desalinho, da Cosac Naify. Ilustração de Sveta Dorosheva.
Evan Lavender-Smith [Ideia para um conto (macaco)] é escritor e professor de redação na pós-graduação da Universidade Estadual do Novo México. É autor de From Old Notebooks, da BlazeVOX e Avatar, da Six Gallery Press. Tradução de Caetano Galindo.
Armando Antenore [A vez de Andréa], jornalista, é editor da piauí e autor de O Blog das Perguntas. Publicou três livros infantis: Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia!, todos pela Edições SM. Fotografia de Flavia Valsani.
Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.