Arroz de forno
O prato do nosso almoço da quinta-feira de fechamento é ótimo para fazer no final de semana e receber amigos, já que é simples, rende muito e combinado com uma saladinha resolve a questão. O melhor é que permite aproveitar as visitas porque dá para deixar tudo pronto antes. As quantidades da receita são para um batalhão de quinze pessoas comedidas ou doze gulosos entusiasmados. Somos entusiasmados.
O prato do nosso almoço da quinta-feira de fechamento é ótimo para fazer no final de semana e receber amigos, já que é simples, rende muito e combinado com uma saladinha resolve a questão. O melhor é que permite aproveitar as visitas porque dá para deixar tudo pronto antes. As quantidades da receita abaixo são para um batalhão de quinze pessoas comedidas ou doze gulosos entusiasmados. Somos entusiasmados.
Não é um prato chique, mas faz bonito na mesa e tem gosto de casa de avó, de infância. É o que os americanos chamam de comfort food. Um prato de arroz de forno quentinho sara dor de alma e gruda até coração partido. E dá forças para enfrentar até os fechamentos mais emocionantes. Como sempre, é melhor separar, cortar e picar tudo antes, assim o preparo vai como um corisco.
Aqui o pinguim almoçando in style na mesa da Consuelo:
Ingredientes:
Azeite
1 boa cebola cortada em quadrados pequenos
4 dentes de alho sem o miolo e bem picadinhos
3 cenouras em cubinhos
4 peitos de frango em cubinhos
1 folha de louro
1 cubinho de caldo de galinha ou legumes
1 vidro de passata rústica de tomates
1 vidro grande de palmitos (não jogue a água fora)
1 lata grande de ervilhas
1 pacote de queijo ralado
400 gramas de mozzarella
4 xícaras de arroz cru
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada
Um refratário grande
Modo de fazer:
Cozinhe as 4 xícaras de arroz em 6 xícaras de água salgada. Reserve.
Você vai trabalhar em fogo médio para alto; portanto, fique de olho na panela.
Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho com um tiquinho de açúcar até amorenar. Acrescente a cenoura em cubinhos e dê uma refogada. Os pedacinhos devem ficar brilhantes e perder um pouco das arestas. Acrescente o frango e a folha de louro e mexa até que os cubinhos de frango adquiram um tom rosa bem palidinho, quase branco.
Acrescente o cubinho de caldo de galinha, coloque a água do palmito e tampe a panela. Deixe borbulhar por uns 5 minutinhos.
Neste ponto, a carne do frango e as cenouras estarão cozidas. Acrescente a passata de tomates e deixe borbulhar até mudar de tom (passa para um vermelho alaranjado), coisa de uns 8 minutos. Acrescente o palmito picado, as ervilhas, remexa bem. Tempere com sal, pimenta e acrescente a salsa picadinha. Desligue o fogo.
Agora é hora de montar o prato:
Coloque o arroz cozido na panela onde você preparou o molho, acrescente o saquinho de queijo ralado e misture bem. (quem quiser acrescentar um interesse extra, pode borrifar umas gotas de limão)
Coloque metade do arroz no refratário, nivele a camada e cubra com metade da mozzarella. Repita a operação. Antes de servir, leve ao forno quente até que a mozzarella derreta.
Fundo musical recomendado para preparar um arroz de forno super amigável e alegrinho:
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí