maratona
Antonio Coutinho encerra a programação de encontros entre jornalistas e cientistas
O médico imunologista é um dos cientistas portugueses com maior número de citações na literatura científica
A programação da Maratona Piauí Serrapilheira será encerrada com uma conversa com o médico imunologista português Antonio Coutinho, um dos mais destacados cientistas de seu país.
Formado pela Faculdade de Medicina de Lisboa e com doutorado em microbiologia médica pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, o pesquisador português ajudou a entender como funciona o sistema imunológico ao propor novos modelos teóricos para seu estudo.
Coutinho é um dos cientistas portugueses com maior número de citações na literatura científica mundial. Os cerca de 500 artigos que ele publicou em sua carreira tratam de diversos tópicos em imunologia – como ativação espontânea de linfócitos, organização do sistema imunológico, tolerância e doenças autoimunes –, mas também de problemas gerais da biologia.
O cientista português é membro do Conselho de Gestão do Instituto Gulbenkian de Ciência, que ele dirigiu até 2012, e foi coordenador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia de seu país. Deu aulas em universidades na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, e faz parte de diversos conselhos científicos internacionais.
Conheça o pesquisador português no dia 12 de maio, no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.
Assinantes piauí, associados ao Instituto Serrapilheira, bolsistas de centros de pesquisa, estudantes e professores pagam meia-entrada.
O ingresso inclui almoço e pode ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito.