minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
questões de forno e fogão

Bolo Sensacional de Maçã e Nozes do João Vinícius

| 11 jun 2012_16h22
A+ A- A

A receita de hoje não é original. Oooops.

Escrevemos a afirmação acima já quase pedindo desculpas e –  pãrãaaaa! – momento de iluminação. Vamos refletir sobre uma questão importante: será que existe mesmo receita original-original, autêntica-começada-do-zero-absoluto, tipo invenção da roda, sem ninguém soprar coisa nenhuma? Não podemos crer.

Se a receita é boa, qual o problema de ter saído daqui, que por sua vez traduziu deste link da Martha Stweart, que por sua vez recebeu de Dorothy Mae Brown, uma espectadora do programa. Pelo jeitão da receita, deve ser da família da Dorothy e vir através das gerações desde as brumas da história. Entenderam? Pois é. CQD.

Mas voltando ao assunto, o João Vinícius da piauí de São Paulo mandou a receita como sugestão de lanche, ele quis compartilhar um prazer com a redação. Até aí a Cozinha Transcendental não tinha nada a ver com o assunto. Aconteceu que o bolo ficou uma maravilha tão grande que resolvemos publicar e perguntamos a história da receita.

João Vinícius contou que quando provou esse bolo pela primeira vez, na casa de uma amiga, teve uma experiência gustativa fulminante. Se apaixonou pelo sabor, era o melhor bolo que já tinha provado. Pediu que a amiga fizesse de novo e ela bem que tentou várias vezes, mas sempre mudava uma coisa ou outra e acabou que nenhuma  chegou aos pés do gostinho do primeiro bolo.

Louco de vontade de provar aquele gosto de novo, João Vinícius deu uma busca, achou o título "O melhor bolo de maçãs do mundo" no blog que listamos acima. Fez o bolo –o primeiro de sua vida! –e não é que recebeu grandes elogios de público, da crítica e da família? O bolo é simples, rápido e realmente delicioso. E para nós, virou para sempre “o” bolo de maçãs do João Vinícius. Totalmente original.

Ingredientes

1 1/3 xícaras de óleo vegetal

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de canela em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de sal

2 xícaras de açúcar

3 ovos grandes

5 maçãs ácidas descascadas, descaroçadas e cortadas em cubinhos (o equivalente a 3 copos cheios de pedaços de maçã)

1 xícara de nozes picadas (opcional)

1 colher de chá de extrato de baunilha

manteiga para untar a forma

MODO DE FAZER

Pré-aqueça o forno a 180 graus C (forno médio/ comedido).

Unte uma forma e reserve (João Vinícius sugere substituir a farinha por açúcar para obter uma crosta doce e crocante)

Em uma vasilha grande, peneire a farinha, a canela, o bicarbonato e o sal. Reserve.

Coloque o óleo vegetal, o açúcar e os ovos na tigela da batedeira e bata em velocidade alta até que a mistura fique amarelo bem claro.

Abaixe a velocidade da batedeira (média), e acrescente aos poucos os ingredientes secos até que tudo esteja perfeitamente incorporado.

Adicione as maçãs e, se optou por usar, também as nozes. Misture com uma colher de pau. Adicione a baunilha, e misture bem até incorporar.

Despeje a massa na forma preparada, leve ao forno e asse por uns 40 minutos ou até que, ao inserir um palito no centro, ele saia limpo. Este é um bolo muito perfumado. Quando o perfume ultrapassar a cozinha, é hora de ficar de olho no forno. Retire do forno e deixe esfriar.

Desenforme o bolo e sirva com molho de caramelo (como sugere Martha Stweart) ou com mingau de baunilha/custard (como fariam os ingleses) ou com sorvete de creme, como prefere a redação.

Fundo musical recomendado para preparar este bolo:

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí