vultos da república
O neófito
As ambições e hesitações do quase-candidato Luciano Huck
Roberto Kaz e Elvira Lobatoquestões da República
Anotações sobre uma pichação
Inocência, culpa e responsabilidade nas ruas do Rio de Janeiro
João Moreira Sallesanais da medicina
O que significa morrer?
Os esforços de uma mãe para provar que sua filha ainda está viva – e como isso colocou em questão a definição de morte cerebral
Rachel Avivquestões de poder I
A democracia na crise da meia-idade
As atuais ameaças à ordem democrática são muito diferentes do fascismo e dos golpes do passado
David Runcimanquestões de poder II
O Brasil e a recessão democrática
Como o cenário político global ajuda a entender a nossa crise – e vice-versa
Celso Rocha de Barrosficção
Um café na lanchonete
A história de Saeed, dos pais de Saeed – e o segredo de Nadia
Mohsin Hamidesquina
colaboradores
Nadia Khuzina [Capa] é artista russa radicada na Califórnia.
Yasmin Santos [Do lado de cá] é estagiária da piauí.
Roberto Kaz [O neófito], repórter da piauí, é autor de O Livro dos Bichos, da Companhia das Letras. Elvira Lobato, coautora da reportagem, é jornalista e publicou os livros Instinto de Repórter, pela Publifolha, e Antenas da Floresta, pela Objetiva. Fotografia de Pedro Garrido.
André Dahmer [Cartuns], desenhista e artista plástico, publica tirinhas diariamente na Folha de S.Paulo e no Globo. É autor do livro Quadrinhos dos Anos 10, do selo Quadrinhos na Cia.
João Moreira Salles [Anotações sobre uma pichação] é documentarista e editor da piauí. Dirigiu os filmes No Intenso Agora, Santiago, Entreatos e Nelson Freire, pela VideoFilmes. Fotografia de Ricardo Borges.
David Runciman [A democracia na crise da meia-idade], professor de política na Universidade de Cambridge, é colaborador do London Review of Books e do Guardian, e apresenta o podcast semanal Talking Politics. O artigo é o prefácio do livro How Democracy Ends, da Basic Books. Tradução de Sergio Flaksman.
Celso Rocha de Barros [O Brasil e a recessão democrática] é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford e colunista da Folha de S.Paulo.
Rachel Aviv [O que significa morrer?] é repórter da revista The New Yorker – onde a reportagem foi publicada originalmente – e integra a coletânea The Best American Science Writing 2012, da Ecco. Tradução de Sergio Tellaroli.
Mohsin Hamid [Um café na lanchonete], escritor paquistanês, colabora com diversas publicações estrangeiras, como The New York Times e Granta. O texto é um trecho do livro Passagem para o Ocidente, que a Companhia das Letras publica este mês. Tradução de José Geraldo Couto.
Angélica Freitas [Poesia] é autora do livro de poemas Um Útero é do Tamanho de um Punho e da graphic novel Guadalupe, em parceria com o artista visual Odyr Bernardi, ambos da Companhia das Letras.
Antonia Pellegrino [Depois do atentado], escritora e roteirista, é editora do blog #AgoraÉQueSãoElas, da Folha de S.Paulo, e autora de Cem Ideias que Deram em Nada, da editora Foz. Ilustração de Laerte Coutinho.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.