patriotismos & patriotadas I
Teatro dos vampiros
Neste espetáculo, já não sabemos quem devora quem
Fernando de Barros e Silvapatriotismos & patriotadas II
A crise inaugural
Na raiz da Independência do Brasil, déficit, inflação e insatisfação generalizada
Rafael Cariello e Thales Zamberlan Pereiraquestões criminais
A escolhida
Uma crônica sobre o escândalo da vacina que Bolsonaro não rejeitou
Ana Clara Costadiário
Sobreviver não é o suficiente
A história e a rotina de uma jovem que ficou cega
Maria Stockler Carvalhosaquestões indígenas
Kõnãg kox me mõg: seguir o caminho do rio
A saga de um povo em busca de água e terra
Isael Maxakali e Sueli Maxakaliquestões republicanas
Pequenos fascismos, grandes negócios
O bolsonarismo como empreendedorismo – e o que isso diz sobre a natureza da direita e do capitalismo hoje
Rodrigo Nunescolunismo social
Efeito fumacê
A festa de um poderoso bicheiro no templo da elegância carioca
Plínio Fragaanais da literatura
Os Sertões de Dilermando de Assis
As anotações do homem que matou Euclides da Cunha, feitas num exemplar da obra-prima de sua vítima
Cristiane Costaquestões arquitetônicas
A pedra fundamental e a ruína
Um marco do modernismo mundial entra nos planos de demolição da cultura do governo Bolsonaro
Fernando Serapiãocorrespondência
“Nunca deixe de se divertir, cara!”
Uma carta para o nadador Gabriel Araújo, que ganhou três medalhas em sua primeira paralimpíada, a de Tóquio
Daniel Diasquadrinhos
Guia de boas maneiras do gabinete do ódio
Aprenda a odiar com classe
Caco Galhardo e Renato Terraesquina
Depois da motosserra, o jardim
O ex-ministro Ricardo Salles cultiva moreias e amendoinzeiros em sua nova casa em São Paulo
João Batista Jr.questões bíblicas
As palavras e a felicidade
O que aprendi ao fazer uma tradução dos Evangelhos para o português
Marcelo Musa Cavallariquestões literárias
A forma fácil
Ana Martins Marques consolida sua épica do cotidiano
Antonio Marcos Pereiracarta do caribe
A grande camuflagem
É a África que está presente ali, nas Antilhas, e espera, agitada, devoradora de brancos
Suzanne Césaireconto
As três Marias
De repente, percebi que estava colocando futuro em quase tudo que planejava ou pensava
Ana Maria Gonçalvescolaboradores
Caio Borges [Capa] é artista gráfico. Ilustrou o livro De A a Z, Eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original (Neotropica).
João Moreira Salles [Dona do próprio nariz, p. 7], documentarista, é fundador da piauí. Dirigiu Santiago, Entreatos, Notícias de uma Guerra Particular e Nelson Freire. Ilustração de Vito Quintans.
Fernando de Barros e Silva [Teatro dos vampiros, p. 16] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina.
Rafael Cariello [A crise inaugural, p. 18] é editor da piauí. Thales Zamberlan Pereira, coautor, é doutor em economia pela FEA/USP e professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP).
Herton Escobar [A diáspora, p. 28], jornalista especializado em ciência e meio ambiente, é repórter do Jornal da USP.
Ana Clara Costa [A escolhida, p. 34], repórter da piauí, foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época.
Rodrigo Nunes [Pequenos fascismos, grandes negócios, p. 40], professor de filosofia moderna e contemporânea na PUC-Rio, é autor de Neither Vertical Nor Horizontal: A Theory of Political Organisation (Verso). Ilustração de Rodrigo Yokota.
Caco Galhardo [Guia de boas maneiras do Gabinete do Ódio, p. 46], cartunista e roteirista, publicou Cinco Mil Anos: E (Quase) Todas as Tiras (Companhia das Letras). Renato Terra é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em Férias e Uma Noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras), ilustrado por Caco Galhardo.
Fernando Serapião [A pedra fundamental e a ruína, p. 50], crítico de arquitetura, curador e editor, finaliza a biografia de Oscar Niemeyer, a ser publicada em 2022 pela Companhia das Letras.
Plínio Fraga [Efeito fumacê, p. 56], jornalista, é autor de Tancredo Neves: O Príncipe Civil (Objetiva). Ilustração de Beto Nejme.
Maria Stockler Carvalhosa [Sobreviver não é o suficiente, p. 60] é estudante do quarto período da Faculdade de Letras da PUC-Rio.
Isael Maxakali e Sueli Maxakali [Kõnãg kox me mõg: seguir o caminho do rio, p. 66] são professores, artistas e cineastas indígenas do povo Tikmũ’ũn, da região de Ladainha (MG). Apresentação de Roberto Romero, doutor em antropologia social pelo Museu Nacional (UFRJ) e codiretor do filme Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!
Daniel Dias [“Nunca deixe de se divertir, cara!”, p. 71] é nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial.
Augusto Pessoa [O amálgama, p. 72], jornalista e fotógrafo, desenvolve um trabalho de documentação sobre a cultura popular nordestina.
Marcelo Musa Cavallari [As palavras e a felicidade, p. 78], tradutor e jornalista, publicou Os Evangelhos (Ateliê Editorial/Mnema).
Cristiane Costa [Os Sertões de Dilermando de Assis, p. 84] é professora de jornalismo na ECO/UFRJ. Publicou Pena de Aluguel: Escritores Jornalistas no Brasil (Companhia das Letras).
Antonio Marcos Pereira [A forma fácil, p. 90] é professor de literatura na UFBA. Fotografia de Mauro Figa.
Suzanne Césaire (1915-66) [A grande camuflagem, p. 94] foi escritora e ativista caribenha. Texto do livro A Grande Camuflagem: Escritos de Dissidência (1941-1945), a ser publicado neste mês pela Papéis Selvagens. Tradução de Júlio Castañon Guimarães.
Ana Maria Gonçalves [As três Marias, p. 98], escritora, dramaturga e roteirista, publicou Um Defeito de Cor (Record). Ilustração de Maria Rosa.
Eucanaã Ferraz [Poesia, p. 100], poeta e ensaísta, publicou Sentimental e Retratos com Erro, ambos pela Companhia das Letras. Ilustração de Mônica Maria.
Omaid Sharifi [O silêncio dos muros, p. 104] é artivista e presidente da ArtLords. Tradução de Isa Mara Lando.
Cartuns publicados nesta edição: Adão Iturrusgarai, Allan Sieber, André Dahmer, Andrício de Souza, Cynthia Bonacossa, Fabiane Langona, Gabriel Mello Franco, Leandro Assis, Nani Lucas, Reinaldo Figueiredo, Samuca Andrade.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.