minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
Pátria Armada, Brasil, de Vito Quintans

_192

Setembro 2022

cartuns

Cartuns de Paula Villar Paula Villar

COLABORADORES

Vito Quintans

[Capa] é artista plástico e assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde – A Maldição da Botija.

Paula Villar

[Cartuns a partir da p. 10] é ilustradora dedicada a charges e críticas sociais no estilo comic vintage.

Celso Rocha de Barros

[Os PTs possíveis, p. 28] é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford e colunista da Folha de S.Paulo. Trecho de PT, uma História, a ser lançado neste mês pela Companhia das Letras.

Vanessa Barbara

[“Híbridos zumbificados interagem com o 5G”, p. 40], escritora e jornalista, é colaboradora do New York Times. Publicou, entre outros, o romance Noites de Alface, adaptado para o cinema por Zeca Ferreira. Ilustração de Caio Borges.

Helvécio Ratton

[O dia em que não morri, p. 50] é diretor de cinema. Realizou, entre outros filmes, Em Nome da Razão, Menino Maluquinho e Batismo de Sangue.

Allan de Abreu

[Ataque brutal, p. 62], repórter da piauí, é autor dos livros O Delator, Cocaína: A Rota Caipira e Cabeça Branca (Record). Fotografia de Sergio Lima.

Tércio Teixeira

[As pequenas Áfricas, p. 72] é fotojornalista e documentarista, com trabalhos publicados na Folha de S.Paulo e no Washington Post. É sócio fundador do R.U.A Foto Coletivo (Registro Urbano Autoral), e participou de exposições coletivas no Rio de Janeiro, em Buenos Aires e na França.

Tereza Novaes

[O monstrão, p. 82] é jornalista, pesquisadora e roteirista.

Tatiana Pequeno

[Poesia, p. 94] é poeta e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Publicou, entre outros, Onde Estão as Bombas (Edições Macondo) e Tocar o Terror (Cult Editora). Ilustração de Giorgia Massetani.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

Jairo Nicolau

[O jogo mudou, p. 8] é cientista político, pesquisador e professor da FGV/CPDOC, autor do livro O Brasil Dobrou à Direita: Uma Radiografia da Eleição de Bolsonaro em 2018 (Zahar). Ilustração de Allan Sieber.

Angélica Santa Cruz

[Ninguém segura o Prerrô, p. 18] é jornalista da piauí. Fotografia de Egberto Nogueira.

Thomás Zicman de Barros

[Transgressões do populismo, p. 34] é cientista político, professor e pesquisador associado ao Centro de Pesquisas Políticas da Sciences Po Paris e diretor do Grupo de Especialistas de Populismo da Political Studies Association de Londres. Miguel Lago, coautor, é cientista político e diretor executivo do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps). Cofundador do Meu Rio e do Nossas, lecionou na Universidade de Columbia em Nova York e na Sciences Po Paris.

Olegário Ribamar

[Cadernos Patrióticos MEC, p. 46] é editor e bedel do periódico mais pomposo do Império. Seus ghost-writers são Roberto Kaz, Afonso Cappellaro e João Moreira Salles.

Marcos Emílio Gomes

[O agro é top?, p. 54] é jornalista. Coordenou a edição dos livros A Constituição de 1988, 25 Anos e Uma Escola de Jornalismo para o Futuro (Editora Instituto Vladimir Herzog).

Emily Almeida

[Os que ficaram, p. 66] é repórter da piauí. Fotografia de Tércio Teixeira.

Tatiane de Assis

[Até mais, amor, p. 78], repórter da piauí, é crítica de artes visuais com especialização pela Unicamp.

José dos Remédios

[Com a força da água, p. 88] é jornalista, ensaísta e professor de literatura moçambicano. Publicou O Horizonte e a Escrita (Fundza). Ilustração de Isadora Ribeiro.

Ana Clara Costa

[O beijo, p. 98], repórter da piauí, foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época.