_231
Dezembro 2025No epicentro
Os bastidores inéditos do tarifaço de Trump contra o Brasil
Ana Clara CostaO GPS
Os métodos – e a sorte – de Sidônio Palmeira, o chefe da comunicação de Lula
Luigi MazzaOs vivos e os mortos
Uma leitura das escolhas da grande imprensa na cobertura do massacre no Complexo do Alemão
Fernando de Barros e SilvaTeia de abusos
Modelos acusam agente e maquiador de assédio sexual
João Batista Jr.A invenção do narcoterrorismo
O tema da segurança pública e a direita nas eleições do ano que vem
Evandro Cruz SilvaO inconformado
Um irmão morto e um homem que nunca aceitou “não” como resposta
Angélica Santa CruzA verdade da COP
Belém não entregou o roteiro para o fim dos combustíveis fósseis, mas a ideia não pode mais ser ignorada
Bernardo EstevesVerdade lusotropical
Os livros didáticos de Portugal e a dificuldade de lidar com o passado colonizador
João Pedro SundfeldOlhos emprestados
Duas irmãs unidas pela literatura (e pelo telefone)
Armando AntenoreGeração democracia: parte final_A biblioteca e as ruínas
O que fazer depois do fim das ilusões
José Henrique BortoluciColoquei meias divertidas no Curupira da COP
...mas o pobrezinho escorregou e o cabelo de fogo raspou num fio desencapado
1967-1982, para meus pais
Cartas de um cineasta quando jovem
Eduardo EscorelUma arara chamada lear
Como uma ave de nome inglês uniu cientistas e sertanejos nos cafundós da Bahia
Fernanda EzabellaCheiro de moleque
Aquele sim era o lugar ideal para um pivete sem dono crescer
Renê BionorO mexicano de Goiás
Fernando Lopes cantava bolero nos saraus de Juscelino Kubitschek
Teresa Albuquerquecartuns
Adão Iturrusgarai, Alberto Benett, Aline Zouvi, Allan Sieber, André Dahmer, Andrício de Souza, Caco Galhardo, Caio Borges, Carol Ito, Cynthia Bonacossa, Daniel Kondo, Eloar Guazzelli Filho, Fabiane Langona, Gabriel Pardal, Galvão Bertazzi, Laerte Coutinho, Lya Nazura, Manhã Ortiz, Paula Villar, Reberson Alexandre, Reinaldo Figueiredo, Tracey K. Berglund e Vito Quintans
esquinas
COLABORADORES
[Capa], artista plástico, assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde: a maldição da botija.
[No epicentro, p. 14] é repórter da piauí e apresentadora do Foro de Teresina.
[O GPS, p. 28] é editor do site da piauí. Foi repórter da revista em Brasília e dirigiu o Foro de Teresina. Ilustração de Kleber Sales.
[A invenção do narcoterrorismo, p. 44], sociólogo e escritor, publicou o livro de contos Praia artificial e o romance O embranquecimento (ambos pela Patuá).
[O inconformado, p. 54] é jornalista da piauí.
[Teia de abusos, p. 70], repórter da piauí, publicou A beleza da vida: a biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Montagem de Beto Nejme.
[Verdade lusotropical, p. 84] é jornalista formado pela Universidade de Lisboa, pós-graduado e futuro mestre em jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa. Passou pelo esporte como redator e editor do site Nosso Palestra, cobriu um Mundial de Clubes em 2022 e hoje colabora com o jornal Expresso, de Portugal.
[Cheiro de moleque, p. 94] é escritor, diretor de arte e cria do Beira-Linha. É autor de , Descartes, a vacilosofia de um outro Renê, o Bionor (a ser publicado). Ilustração de Edson Ikê.
[O mexicano de Goiás, p. 102] é jornalista freelancer. Em Brasília desde 1975, trabalhou no Correio Braziliense e no programa de cooperação cultural IberCultura Viva.
[A verdade da COP, p. 6], repórter da piauí, é autor de Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras). Ilustração de Cássio Loredano.
[Coloquei meias divertidas no curupira da COP, p. 26] é documentarista e escritor. Dirigiu O canto livre de Nara Leão, Narciso em férias e Uma noite em 67, entre outros. Ilustração de Caco Galhardo.
[Os vivos e os mortos, p. 38] é repórter da piauí e apresentador do Foro de Teresina. Ilustração de Eloar Guazzelli Filho.
[A biblioteca e as ruínas, p. 48], escritor, é doutor em sociologia pela Universidade de Michigan e professor da FGV. Publicou O que é meu (Fósforo). Ilustração de Pedro Franz.
[1967-1982, para meus pais, p. 62] é cineasta. Dirigiu os documentários Antonio Candido, anotações finais, Imagens do Estado Novo 1937-45 e 1968 – Um ano na vida, entre outros filmes.
[Olhos emprestados, p. 76], editor da piauí, é autor de Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia! (Edições SM). Fotografia de Bob Wolfenson.
[Uma arara chamada lear, p. 88] é correspondente em Los Angeles, colaboradora da Folha de S.Paulo, integrante do júri do Globo de Ouro e conselheira da Pasadena Audubon Society.
[Poesia, p. 98] é poeta, compositor e diretor artístico da gravadora Rocinante, autor de Quero-quero na várzea (Todavia). Ilustração de Luísa Fantinel.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

