13jan2011 | 18h21 | Economia

Patrícia Amorim ganha Nobel de Economia

A+ A- A

GÁVEA – Em anúncio que surpreendeu o mercado e fez despencar o índice Dow Jones, a Academia Sueca concedeu à presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, o prêmio máximo da Economia. "Sabemos que o momento da premiação não é esse", disse o porta-voz da Academia, Stieg Hölargsson, "mas o nome dela se impôs com tanta força que decidimos anunciar logo. Julgamos impossível que surja alguém até o fim do ano capaz de feito econômico tão revolucionário."

Hölargsson se referia à recente contratação do jogador Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo, clube presidido por Patrícia. "Veja bem: com uma dívida de 500 milhões de reais e com meses de salários atrasados, ela conseguiu gastar 72 milhões com o craque. Nem o Madoff seria capaz de tamanha reengenharia."

Hölargsson declarou que Patrícia Amorim será nomeada, nos próximos dias, Embaixadora Especial da Dívida Externa de Portugal, Irlanda, Espanha e Grécia. "É a única forma de resolver os problemas da Europa. A chanceler alemã Angela Merkel ligou para nos parabenizar pela iniciativa do prêmio e disse que está pensando em indicar Patricia Amorim para presidente do Banco Central Europeu. Segundo ela, a Alemanha está ficando cansada de carregar o continente nas costas e só Patrícia parece ser capaz de dar uma solução para a crise do euro."

Merkel terá de disputar Amorim com o ex-Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, que anunciou a contratação da presidente do Flamengo como negociadora da dívida externa africana. "Ela é exatamente quem procurávamos", sentenciou Annan. "A Patrícia não trabalha com o conceito de lastro."

Logo após o anúncio do Nobel, Alexandre Tombini divulgou nota afirmando que o COPOM subirá em dois pontos a taxa SELIC.