07dez2011 | 11h51 | Internacional

Brasil é o Botafogo dos Brics

A+ A- A

SEGUNDA DIVISÃO – O desempenho da economia brasileira nas últimas rodadas do presente exercício fiscal fez com que a presidenta Dilma demitisse o ministro da Fazenda Guido Mantega a duas semanas úteis do final do ano: “Não interessa. Achamos que um novo comandante saberá reverter a situação a tempo de salvar 2011”, declarou.

O secretário da Presidência, Gilberto Carvalho, negou porém que o governo já esteja em entendimentos com o técnico Oswaldo de Oliveira. “Não temos pressa e não precisamos nos preocupar. É certo que, em termos de desempenho econômico, uma vez mais terminamos bem atrás de China, Índia, Rússia e África do Sul, mas quem deu ao mundo Garrincha e Nilton Santos tem o seu lugar assegurado no grande concerto das nações”, disse. “Ainda somos grandes”, assegurou à grande massa torcedora do Brasil, formada por treze almas e um vira-lata, a qual compareceu em peso ao Palácio do Planalto.

Nem todos se mostraram compreensivos e alguns chegaram a reclamar da desdita do país. “Nos disseram que dessa vez a coisa ia. Chegaram a espalhar que o Tombini e o Cortês eram de nível internacional, e que o FMI e o Real já estavam de olho. Aí vem o terceiro trimestre e o PIB é essa coisa que se viu”, protestou o comediante Marcelo Adnet, um dos mais exaltados. Segundo ele, Tombini agora não tem vaga nem na Caixa de Pecúlio de Tessalônica; quanto a Cortês, “se tiver sorte talvez consiga uma bocada num time da República Democrática do Congo”.

Outro comediante, Hélio de la Peña, foi visto sentado no meio-fio. Dirigia o olhar perdido em direção à distância e balbuciava a quem se aproximasse: “A Letônia cresceu mais do que Brasil. A Estônia passou à nossa frente. O Vietnã nos deixou para trás.”

Alguns tentaram jogar a culpa nos árbitros do IBGE, enquanto outros, inclusive o vira-lata, choravam.

No final da tarde, a presidenta Dilma anunciou dois novos reforços, o jogador Jobson e o ex-ministro da Fazenda Antônio Delfim Neto: “Acreditamos em sangue novo”, disse a presidenta, enquanto o vira-lata se atirava no lago Paranoá. 

Leia também:

Manequinho é autuado pelo Choque de Ordem

Melancholia atingirá São Januário

Rafinha Bastos é acusado de provocar queda na projeção do PIB

Eike Batista compra a Grécia

FIFA lança gerador automático de declarações para jogadores