Magno Malta já aprendeu a cantar "La Vie en Verde e Amarelo"

07dez2018 | 16h11 | Internacional

França acusa Brasil de dar spoiler de manifestações

A+ A- A

DE VOLTA PARA O PASSADO – Climão na ONU. Em plenária realizada ontem na sede das Nações Unidas, representantes da França acusaram o Brasil de dar spoiler do que pode acontecer após as manifestações dos “coletes amarelos”, que tomaram as ruas do país nesta semana. “Uma coisa é você se juntar a uma manifestação popular sem saber onde ela vai dar. Outra, muito diferente, é entrar já sabendo o fim da história”, afirmou um diplomata do governo francês. “Foi muito mau-caratismo, da parte dos brasileiros, já sair entregando o desfecho pra quem ainda está na fila do ingresso. Não vamos tolerar esse tipo de estraga-prazeres.”

Para além da crise diplomática, o spoiler brasileiro gerou um desespero em grande parte dos franceses, que achavam ter superado a possibilidade de ter um governo de extrema direita. “Eles tiveram black bloc, nós temos os ‘coletes amarelos’; eles tiveram a greve dos caminhoneiros, nós temos o quebra-quebra contra o aumento do diesel. Qual é a chance de isso não terminar na eleição da Marine Le Pen?”, indagou um cidadão.

Nos bastidores, comenta-se que Marine Le Pen já tem sido abordada pelo senador em fim de mandato, quase ministro e eterno cantor de pagode gospel Magno Malta. “Francês faz aquele biquinho meio afeminado pra falar”, explicou Malta. “Isso foi evidentemente mais uma obra da ideologia de gênero instaurada pelo PT. Então tem muita coisa que um governo de bem pode mudar na França.”