"Dólar a 5 reais? Palhaços no Banco Central? Peraí! Que farra danada é essa?", questionou o ministro Paulo Guedes, ao saber da estratégia cambial

06mar2020 | 11h12 | Economia

Dólar a quase R$ 5 faz Bolsonaro intervir na balança cambial com Patati Patatá

A+ A- A

CIRQUE DU BOLSOLEIL – Uma grande lona de circo cobre hoje o prédio do Banco Central, transformando o epicentro da balança cambial em um lugar um pouco mais animado. Tudo por causa da nova estratégia do governo Bolsonaro para conter a queda da bolsa e alta do dólar: uma boa gargalhada. Em nova ação tragicômica, o presidente Jair Bolsonaro recorreu ao bom humor da dupla Patati Patatá para estancar a sangria econômica com piadas de teor duvidoso e ações de merchandising focadas no mercado infanto-mercantil.

“No tocante a isso daí a gente viu que a ação com o Carioca surtiu efeito e todo mundo esqueceu do PIBinho, tá ok?”, explicou o presidente, enquanto equilibrava uma bola com o nariz e fazia malabares com treze telefones celulares ainda não periciados. “Também pensamos em contratar um leão pra soltar no Congresso e um mágico pra esconder o Coaf dentro de uma cartola.”

Bolsonaro contou, por fim, que tem planos de exportar sua estratégia de soft power calcada numa economia de constrangimento superavitário. “Sugeri mandar os palhaços Atchim e Espirro pra Wall Street, pra acalmar o mercado internacional, mas o Trump achou que não era bom negócio por causa dessa coisa do corona aí.”