minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    A prebenda, de Caio Borges

edição do mês

Na piauí_209

A capa e os destaques da edição de fevereiro

| 02 fev 2024_08h00
A+ A- A

A capa da piauí de fevereiro, feita por Caio Borges a partir do quadro de Giotto di Bondone, foi abençoada com imunidade tributária. Pega, Judas!

Na edição deste mês, o leitor poderá conferir os bastidores da maior disputa corporativa em curso no Brasil. De Brasília, o repórter Breno Pires mostra o método vale-tudo usado pelos irmãos Batista, os donos da JBS, na volta ao ringue do jogo bruto. 

Do Rio de Janeiro, Allan de Abreu narra a missão do policial federal que se infiltrou em duas quadrilhas de tráfico internacional de cocaína e conseguiu mandar 25 criminosos para a cadeia. 

Bernardo Esteves foi ao Baixo Tapajós, no Pará, para percorrer os trechos de floresta devastados por megaincêndios provocados pela ação humana e agravados pelo El Niño. Por outro lado, Fernando Tadeu Moraes mostra como a mudança climática afeta o regime das chuvas, cada vez mais devastadoras no país, mas nunca inseridas nas políticas públicas.

Às vésperas dos desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, Thallys Braga faz o perfil do carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense, que em apenas sete anos obteve três vitórias na primeira divisão das escolas de samba do Rio. “Meu desejo é combater o luxo”, diz ele, que se descreve como uma antinovidade.

Em Buenos Aires, o editor de literatura Alejandro Chacoff conversa com o principal escritor argentino da atualidade, o excêntrico César Aira, que terá dezesseis livros publicados no Brasil nos próximos anos. 

Pelas Esquinas, a banda Os Pitais anima pacientes, idosos e pessoas em situação de rua, os três minutos mais longos da vida do intérprete que trabalhou com Beyoncé em Salvador e a dupla de chefs que alimenta a Seleção Brasileira.

No Diário do Geraldo as atribuladas férias do nosso vice-presidente: “Ano novo, esperanças renovadas. Pedi para o cerimonial deixar uma cesta de quitutes orgânicos colhidos pelo mst na casa do Chico Buarque. Tô plasmando: esse encontro tem que acontecer em 2024.” 

E ainda: o fenômeno Taylor Swift e a tradicional idolatria dos fãs são tema de um ensaio do jornalista Roberto Muggiati; Cesar Zucco, David Samuels e Fernando Mello contestam o argumento de Vladimir Safatle sobre o ressentimento da extrema direita; Tom Farias compara dois livros de ficção científica sobre o choque das raças; a despedida de Luiz Zerbini ao galerista americano Brent Sikkema, morto no Rio.

Boa leitura.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí