maratona
Adriana Alves estuda os vulcões extintos no Brasil
A geóloga falará sobre como a atividade vulcânica pode ter afetado o clima global e as formas de vida em nosso território
A Maratona Piauí Serrapilheira traz ao Rio de Janeiro a geóloga Adriana Alves, estudiosa das formações vulcânicas que ocorreram no território brasileiro em tempos remotos.
Professora do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo nas áreas de mineralogia e petrologia, Alves estuda a composição química das rochas ígneas a fim de investigar o funcionamento do interior do planeta.
Atualmente, dedica-se ao estudo das formações vulcânicas brasileiras, com o objetivo de entender os efeitos das mesmas sobre o clima e a vida no Cretáceo, há 146 milhões de anos.
Na Maratona Piauí, Alves falará sobre o papel das erupções vulcânicas nos eventos de extinção em massa ocorridos na história da Terra. Como exemplo, a pesquisadora cita a extinção do período Permiano (ocorrida há 250 milhões de anos) que dizimou 90% da vida no planeta e é creditada a um evento vulcânico que se assemelha em composição e volume ao vulcanismo das formações vulcânicas brasileiras.
Adriana Alves é apoiada pelo Instituto Serrapilheira na área de ciências da terra.
Você pode garantir online o seu ingresso para o evento no site sympla.com.br/maratona
Assinantes piauí, associados ao Instituto Serrapilheira, bolsistas de centros de pesquisa, estudantes e professores pagam meia-entrada.
Em qualquer modalidade, o ingresso inclui almoço e pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito.