Red Curry para Clark Kent
Começamos muito bem o fechamento da edição 91, com visita. Paula, que nos ensinou a fazer os maravilhosos gnocchi de semolina veio especialmente para fazer um curry vermelho com abóbora (em especial atenção ao elemento vegetariano da redação), que aprendeu na escola do hotel Oriental, em Bangcoc, com Chef Narain Kiattiyotcharoen. A receita do prato parecia tão complicada quanto o sobrenome do professor, mas na verdade foi fácil e muito rápida. A versão original ensina a fazer curry do zero, mas Paula nos contou que depois de ensinar a transformar 10 ingredientes em pasta no pilão de pedra, o professor recomendou comprar a mistura já pronta, em sachês.
Começamos muito bem o fechamento da edição 91, com visita. Paula, que nos ensinou a fazer os maravilhosos gnocchi de semolina veio especialmente para fazer um curry vermelho com abóbora (em especial atenção ao elemento vegetariano da redação), que aprendeu na escola do hotel Oriental, em Bangcoc, com Chef Narain Kiattiyotcharoen. A receita do prato parecia tão complicada quanto o sobrenome do professor, mas na verdade foi fácil e muito rápida. A versão original ensina a fazer curry do zero, mas Paula nos contou que depois de ensinar a transformar 10 ingredientes em pasta no pilão de pedra, o professor recomendou comprar a mistura já pronta, em sachês. Pragmatismo louvável. Para que sofrer? Só se for para ter assunto chato (dos que arruinam apetite), tipo "passei horas e horas e horas labutando na cozinha para servir este prato, vocês nem imaginam" ou, no nosso caso, atrapalhar o trabalho. Viva Chef Narain, viva a Paula. Nós aqui adoramos a simplicidade.
E vamos à versão da receita original adaptada para ser feita em cozinha de redação:
Red Curry com abóboras (para 4 pessoas; nós fizemos para 16 e portanto quadruplicamos as quantidades)
Cozinhe no vapor 600 gramas de abóbora cortada em cubos grandes e reserve.
Prepare e separe em vasilhas todos os ingredientes:
1 – 50 gramas (do pacote de 70 gramas) de Blue Elephant Red Curry Paste, recomendado pela Paula
(você acha no ebay, ou traz na bagagem quando viajar)*
2 – 2 xícaras de leite de coco + 1/2 xícara de água (as lojas de produtos orientais costumam ter leite de coco tailandês em lata que, inexplicavelmente, é muito superior ao brasileiro, tanto em sabor quanto em consistência)
3 – 4 colheres de sopa de nam-plá ou molho de peixe tailandês* (nas lojas de produtos orientais)
4 – 2 e 1/2 colheres de sopa de açúcar de palma (nas lojas de produtos orientais)
Modo de fazer:
Em uma panela misture o leite de coco e a água, leve ao fogo médio e espere abrir fervura misturando sempre, até que o óleo de coco se separe do líquido.
Acrescente a pasta de curry e, mexendo sempre, deixe borbulhar até que comece a soltar bastante perfume.
Acrescente o molho de peixe a o açúcar de palma, e misture. Acrescente as abóboras ao molho, deixe borbulhar mais um pouco e sirva com arroz branco.
Fica um pouco ardido, mas a doçura da abóbora neutraliza.
Ficou uma maravilha, mas teve mais! Para o mesmo almoço recebemos também o nosso amigo Jayme (o da receita maravilhosa de pimentão com cream-cheese) que nos trouxe um lindo pão de sua autoria. Pura festa.
Aqui, o pinguim exibindo seu prato:
Fundo musical recomendado para preparar um curry emocionante:
ou, se preferir:
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí