ILUSTRAÇÃO: CARVALL
Foro de Teresina #89: As mentiras de Bolsonaro, a caserna no Planalto e os tiros contra Cid Gomes
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
O Foro de Teresina discute as razões por trás do ataque de Bolsonaro à jornalista Patrícia Campos Mello, a militarização do Palácio do Planalto e o ataque a tiros sofrido pelo senador Cid Gomes, durante a greve da PM no Ceará.
Bloco 1: Mais cortinas de fumaça (01:52)
Em meio à crise com os governadores e aos desdobramentos da morte do miliciano Adriano da Nóbrega, Bolsonaro recorreu a mentiras para, com insinuação sexual, insultar uma jornalista e mudar o foco do debate público.
Bloco 2: A militarização do governo (18:56)
Com a ida do general Braga Netto para o ministério da Casa Civil, o Palácio do Planalto está completamente militarizado. Além dos ministérios, há cerca de 2,5 mil militares em cargos-chave do governo.
Bloco 3: A pressão da Polícia Militar (34:38)
O senador Cid Gomes foi baleado ao tentar furar um piquete durante a greve da PM no Ceará. O caso evidencia a pressão que os policiais têm feito sobre os governos de vários estados e o impacto político desse movimento.
Errata: Diferentemente do que foi informado no episódio, não foi o presidente da Venezuela, mas de El Salvador, Nayib Bukele, que invadiu o Congresso de seu país com forças militares para fazer pressão sobre os deputados, no início deste ano.
Links citados neste episódio:
Em uma série de reportagens a partir de outubro de 2018, Patrícia Campos Mello revelou a contratação, durante a campanha eleitoral, de empresas de marketing que faziam envios maciços de mensagens políticas.
A primeira reportagem mostrou que empresas estavam interferindo nas eleições de 2018 ao comprar pacotes de disparos de mensagens contra o PT no WhatsApp.
Em dezembro de 2018, outra reportagem mostrou que parte dessas empresas recorreu ao uso fraudulento de nome e CPFs de idosos para registrar chips de celular e garantir o disparo de lotes de mensagens em benefício de políticos.
Reportagem em que a Folha de S.Paulo apresenta provas que refutam a versão contada por Hans River durante a CPMI.
O posicionamento de entidades de jornalismo e da OAB diante da fala do presidente Jair Bolsonaro contra a repórter Patrícia Campos Mello.
Artigo do cientista político Pedro Abramovay, publicado no site da piauí em novembro de 2019, sobre a escalada do autoritarismo.
Reportagem da Folha de S.Paulo que estima que ao menos 2,5 mil membros das Forças Armadas ocupam cargos de chefia ou no assessoramento em ministérios e repartições.
O áudio, publicado pelo jornal O Globo, em que Augusto Heleno sugere a Bolsonaro enfrentar “chantagem” do Congresso.
O =igualdades, seção de comparações visuais da piauí, que explica a mudança no quadro geral dos acidentes no Brasil, onde eles acontecem e por quais motivos.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às quintas, a partir das 17 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify e Apple Podcasts buscando pelo nome do programa ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda quarta-feira, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, com os bastidores do episódio da semana.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Luigi Mazza
Edição: Claudia Holanda, Évelin Argenta e Mari Romano
Produção: Mari Faria e Yasmin Santos
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Julia Sena
Distribuição: Yasmin Santos
Coordenação digital: Kellen Moraes
Gravado no estúdio Rastro
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí