A voz do milênio
A capa da piauí_185 homenageia a cantora Elza Soares e cinquenta outras personalidades negras do país
A conexão
Um caso exemplar de contrabando de madeira amazônica para os Estados Unidos – e o papel de Ricardo Salles
Allan de Abreu e Luiz Fernando ToledoO novo Chile
Como a esquerda e seus ex-líderes estudantis chegaram lá
Marcelo CasalsMeu pai era um testa de ferro
A história do filho que descobriu ter uma herança de fachada em meio ao pior escândalo de corrupção do governo Bolsonaro
Fernando Boletti de LimaEm busca dos primeiros
Como um novo laboratório capaz de examinar DNA antigo vai ajudar cientistas brasileiros a elucidar o mistério da ocupação das Américas
Bernardo EstevesTropa de mensageiros
A corrida do laboratório BioNTech para fazer uma vacina contra a Covid-19
Joe MillerO dono da voz
Como um matuto de Goiás virou o maior empresário da música sertaneja do Brasil
João Batista Jr.Semana de Arte Reaça
Um manifesto heterofágico em defesa da Nação
Plínio Salgadário RibamarA foto
Uma imagem para ser lembrada ao longo de 2022
Monica GuglianoMassacre dos inocentes
Guido ReniNo jardim real
O biólogo de Campinas que comanda os cientistas dos Kew Gardens, na Inglaterra
Filipe VilicicSim, eu fui cancelado!
Não há como se defender de um boato difamatório
Allan SieberQue suplício?!!
O que o caderno de receitas da minha bisavó conta sobre as mulheres da elite e as domésticas brasileiras
Pedro MeirellesO longo exílio
A vida e as obras proibidas de Cristina Peri Rossi, ganhadora do Prêmio Cervantes de 2021
Anita Rivera GuerraO aparelho
Uma porta se abriu, depois outra, os velhos todos saindo, combinados, para assistir à televisão
Antonio Geraldo Figueiredo FerreiraQuanto mais vida, melhor
O legado de Wilson e Lovejoy
Bernardo Estevescartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa] é artista plástico e assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde – A Maldição da Botija. Consultoria de Nei Lopes e Cléa Maria Ferreira.
(1575-1642) [Massacre dos Inocentes, p. 13], pintor italiano do período barroco. O quadro de 1611 retrata uma passagem do Novo Testamento sobre o infanticídio ordenado pelo rei Herodes.
[Cartuns a partir da p. 16], cartunista e ilustrador, é colaborador da New Yorker, do Guardian e do New York Times. No Brasil, lançou os livros Golias e Guarda Lunar (ambos pela Todavia).
[Semana de Arte Reaça, p. 26] é curador-chefe do periódico mais heterofágico do Brasil. Seus ghost-writers são Roberto Kaz e Afonso Cappellaro. Imagens de Caio Borges.
[Tropa de mensageiros, p. 34] é jornalista britânico. Uğur Şahin e Özlem Türeci, coautores, são médicos alemães. Capítulo do livro A Vacina, a ser publicado em março pela Intrínseca, com tradução de Mayumi Aibe, Natalie Gerhardt e Paula Diniz.
[Em busca dos primeiros, p. 48 e Quanto mais vida, melhor, p. 78], repórter da piauí, é autor do livro Domingo É Dia de Ciência (Azougue Editorial).
[Sim, eu fui cancelado!, p. 58], humorista, ilustrador, quadrinista e artista plástico, é autor de Perca Amigos, Pergunte-me Como (Mórula).
[Poesia, p. 67], poeta e ensaísta, publicou A Contragosto do Solo (Demônio Negro) e edita o blog Poesia-pau. Os poemas e caligramas são do livro Scriptio Defectiva, a ser lançado em breve.
[O aparelho, p. 72] é escritor. Publicou os romances as visitas que hoje estamos (Iluminuras) e siameses (Kotter). O conto é parte do livro inédito um treminhão na banguela cruzando sem freios o fusquinha da vida. Ilustração de Léo Ramos Chaves.
[A foto, p. 7], jornalista, é colaboradora do Valor Econômico e foi repórter de política do Globo em Brasília.
[A conexão, p. 14], repórter da piauí, é autor dos livros O Delator, Cocaína: A Rota Caipira e Cabeça Branca (todos pela editora Record). Luiz Fernando Toledo, coautor, é mestrando em jornalismo de dados pela Universidade Columbia e um dos diretores da Abraji. Colaborou Eduardo Goulart, jornalista e editor da seção Brasil no Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP). Foto de Raimundo Paccó.
[Meu pai era um testa de ferro, p. 22] é comerciante. Depoimento a Ana Clara Costa, repórter da piauí. Ilustração de Kleber Sales.
[O novo Chile, p. 30], acadêmico radicado em Santiago, no Chile, é PhD em história da América Latina pela Universidade de Wisconsin Madison. Artigo originalmente publicado na revista Dissent. Tradução de Rogerio Galindo.
[O dono da voz, p. 42], repórter da piauí, publicou A Beleza da Vida: A Biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril).
[No jardim real, p. 54], jornalista e escritor, é diretor de criação da agência Virtù. Publicou, entre outros livros, O Clique de 1 Bilhão de Dólares (Intrínseca).
[Que suplício?!!, p. 62] é doutor em história pela UFRGS, especialista em história social do Brasil imperial.
[O longo exílio, p. 68] é doutoranda em português e espanhol pela Universidade Harvard e mestra em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.