Depois da guerra
Anotações de um diário a respeito da vida sob Putin
Alexander Snegirev, de MoscouAinda estamos aqui
Um relato vindo do sopé dos Cárpatos ucranianos
Andrei Kurkov, de MukachevoDe súbito, tudo mudou
A multidão de refugiados, o medo polonês de ser o próximo na lista da invasão – e o novo curso da direita radical
Bartosz Józefiak, de Przemysl“Eu pinto para vocês”
As cores e o pacifismo de Maria Prymachenko
Anastasiia Prymachenko, de LvivIr a Lviv
Aos meus pais
Adam ZagajewskiNem vendo para crer
Os deepfakes podem conquistar corações. Serão capazes de fazer a cabeça do eleitor?
Bernardo EstevesParem as máquinas
A grande imprensa e a erosão da democracia brasileira
Antonio EngelkeDe volta para o futuro
A experiência radicalmente nova do Chile
Fernando de Barros e Silva, de SantiagoAs frentes divergentes
Os caminhos – e os desencontros – do movimento negro no Brasil
Guilherme HenriqueO retorno
Uma visita à comunidade quilombola de meus antepassados
Helio de La Peña“Gabriel! Gabriel!”
A procura por um jovem desaparecido no temporal em Petrópolis
Tiago CoelhoO influencer do Tremembé
Como a prisão mudou Gil Rugai, condenado por matar o pai e a madrasta
João Batista Jr.Por que os animais não se perdem
Os pássaros conseguem, as abelhas conseguem, os salmões conseguem – e nós, ao aprendermos com eles, podemos descobrir aonde estamos indo
Kathryn SchulzEle está vivo
Além daquele plano, Bolsonaro ainda tem seus planos
Ana Clara CostaTetela e a gêmea louca
Os bolos, os babados e os deboches de minha avó
Fernanda da EscóssiaPoder, ritos e coturnos
A falta que nos farão as novas fotografias de Orlando Brito
Flávio Pinheirocartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa e Portfólio “Eu pinto para vocês”, p. 56] é pintora ucraniana. Foi a maior representante da arte naïf em seu país. Imagens do acervo da Fundação Beneficente do Patrimônio Artístico da Família Maria Prymachenko. Apresentação de Anastasiia Prymachenko, diretora da Fundação e bisneta da artista.
[Nem vendo para crer, p. 14], é repórter da piauí e autor do livro Domingo É Dia de Ciência (Azougue Editorial).
[Parem as máquinas, p. 22] é doutor em ciências sociais, professor de sociologia e pesquisador.
[As frentes divergentes, p. 34] é jornalista e editor da revista GQ Brasil.
[Depois da guerra, p. 46] é escritor russo e autor do romance Vera (Eksmo). Tradução de Lucas Simone e Denise Sales.
[Ir a Lviv, p. 55] é poeta, ensaísta e romancista polonês, publicou Em Defesa do Fervor (Âyiné). Tradução de Henryk Siewierski.
[“Gabriel! Gabriel!”, p. 68] é repórter da piauí e roteirista de cinema.
[Por que os animais não se perdem, p. 78] é jornalista da revista The New Yorker, na qual a reportagem foi publicada originalmente. É autora do livro Por que Erramos? (Larousse). Tradução de Sergio Tellaroli. Ilustração de Pedro Franz.
[Poesia, p. 86] é poeta, artista e pesquisador, publicou, entre outros livros, Pesado Demais para a Ventania (Todavia).
[Ele está vivo, p. 6] é repórter da piauí. Foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época. Ilustração de Allan Sieber.
[Cartuns a partir da p. 16] nome artístico de José Carlos de Brito e Cunha. Artista gráfico, ilustrador, chargista, caricaturista, foi um dos grandes representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro.
[De volta para o futuro, p. 28] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina.
[Ainda estamos aqui, p. 42] é escritor ucraniano e publicou Death and the Penguin (Melville House). Tradução de Isa Mara Lando.
[De súbito, tudo mudou, p. 50] é jornalista polonês, colabora com o portal OKO.press e com a revista Duży Format da Gazeta Wyborcza. É coautor do livro Łódź. Miasto po Przejściach (Łódź: a cidade após as transformações). Tradução de Milena Woitovicz Cardoso, Luiz Henrique Budant e Matheus Moreira Pena.
[O retorno, p. 64] é humorista, ator e redator do grupo Casseta & Planeta. Publicou, entre outros livros, Meu Pequeno Botafoguense (Belas-Letras).
[O influencer do Tremembé,p. 74] é repórter da piauí, publicou A Beleza da Vida: A Biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Ilustração de Miaumiauwildekatze.
[Tetela e a gêmea louca, p. 84] é editora na piauí, foi repórter da Folha de S.Paulo e editora de política do Globo. Publicou Invisíveis: Uma Etnografia sobre Brasileiros sem Documento (Editora FGV). Ilustração de Caio Borges.
[Poder, ritos e coturnos, p. 90] é jornalista. Fotografia de Orlando Brito.