minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
Contraposição, de Paolo Lombardi

_206

Novembro 2023

cartuns

Cartuns de André Dahmer André Dahmer

COLABORADORES

Paolo Lombardi

[Capa] é um cartunista italiano.

Ana Clara Costa

[“Eu sou um príncipe”, p. 18] é repórter da piauí. Foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época. Fotografia de Diego Bresani.

Michel Gherman

[O judeu imaginário, p. 36], professor de sociologia da UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém, é também professor do PPGHIS da UFRJ. Publicou, entre outros livros, O não judeu judeu: a tentativa de colonização do judaísmo pelo bolsonarismo (Fósforo).

Renato Terra

[Meu nome é Geraldo, p. 43] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Ilustração de Caco Galhardo.

Bernardo Esteves

[O empreendimento, p. 54], repórter da piauí, é apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo) e autor de Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras). Fotografia de André Gonçalves.

Roberto Muggiati

[Vinte noites sem dormir, p. 70], jornalista, foi editor das revistas Manchete, Fatos & Fotos e Veja. Publicou A contorcionista mongol (Record).

Liudmila Ulítskaia

[Alissa compra a morte, p. 78], escritora russa, publicou a coletânea de contos Meninas (Editora 34). Tradução de Irineu Franco Perpetuo. Ilustração de Ari Hisae.

Bruna Beber

[Infinito particular, p. 86] é autora de alguns livros de poesia, entre eles Veludo rouco (Companhia das Letras), e um de ensaio Uma encarnação encarnada em mim: cosmogonias encruzilhadas em Stella do Patrocínio (José Olympio).

Fernando de Barros e Silva

[Coringa nas ruas, p. 8] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Caio Borges.

Alessandro Candeas

[Angústia na fronteira, p. 30] é embaixador do Brasil junto à Autoridade Palestina e doutor em socioeconomia do desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Diário escrito em colaboração com Luigi Mazza, repórter da piauí.

Vladimir Safatle

[Os limites do ressentimento, p. 40] é professor titular do Departamento de Filosofia e Instituto de Psicologia da USP, além de psicanalista. Publicou, entre outros livros, Maneiras de transformar mundos: Lacan, política e emancipação (Autêntica).

Raquel Cozer

[O trainee, p. 44] é jornalista especializada em literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Ilustração de Reinaldo Figueiredo.

Natalia Timerman

[Em busca de Karl Ove, p. 62] é escritora, psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela USP. É autora de Copo vazio e As pequenas chances (ambos da Todavia), entre outros livros.

Jean-Claude Bernardet

[“Sou uma construção social”, p. 74] é escritor, ator, cineasta e crítico de cinema. Publicou, entre outros livros, Cinema brasileiro: propostas para uma história (Companhia de Bolso). O texto é um trecho do livro Wet mácula: memória/rapsódia, que a Companhia das Letras lança neste mês.

Jorge Augusto

[Poesia, p. 83] é poeta e professor, doutor em literatura e cultura pela UFBA, professor da Uesb e do Instituto Federal Baiano. É editor da revista de literatura brasileira contemporânea Organismo e publicou O mapa de casa, plaquete do Círculo de Poemas (Luna Parque e Fósforo). Ilustração de Alexandre Alves.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.