Na revista

piauí_69

Junho_2012

ou
Ver Todas

vultos da República

O soldado do PT

As marchas e contramarchas de Delúbio Soares para mostrar que ele não inventou o mensalão, apenas cumpria ordens e servia à causa do partido

Daniela Pinheiro

carta da Venezuela

O candidato TOCOCHA

Rico, jovem e branco, Henrique Capriles encabeça o movimento Todos Contra Chávez. O presidente só se refere a ele como porcariazinha

Consuelo Dieguez

memórias de família

O cérebro do meu pai

Minha relutância em usar a expressão mal de Alzheimer era uma forma de proteger a especificidade de Earl Franzen da generalidade da moléstia

Jonathan Franzen

tribuna livre da luta de classes & símbolos

O povo pop no poder

No livro Lulismo, Tales Ab’Sáber investiga o carisma do ex-presidente e os limites da crítica num Brasil em que todos são fãs de Paul McCartney

Mario Sergio Conti

despedida

O fotógrafo que deu vida à morte

Alemão nascido em Berlim, Horst Faas alterou como poucos o curso da guerra travada pelos Estados Unidos no Vietnã

Dorrit Harazim

questões político-culturais

Progresso à moda brasileira

Roberto Schwarz reencontra hoje, na contramão do oba-oba que embala os ponteiros do relógio nacional, o futuro estático que já vislumbrava após 1964 nas criações do tropicalismo

Milton Ohata

anais da história

No país do grande e amado Peterson

Intelectual paquistanês relembra as duas vezes em que esteve na Coreia do Norte, a convite do ditador Kim Il Sung: “Nunca senti tamanha aversão a um personagem político de esquerda”

Tariq Ali

esquina

Eleitor à vista

Partido alemão mostra que a pirataria compensa

João Moreira Salles

Merenda texturizada

O vegetarianismo chegou às escolas municipais paulistanas

Paula Scarpin

Um Van Gogh, por favor

Não há crise no museu onde tudo está à venda

Flávia Mantovani

Gambiarra campeã

Robô azarão ganha medalha inédita para o Brasil

Bernardo Esteves

Ai, ai, minha filha

A mulher que faz as sobrancelhas de Dilma ouve o que não quer

Carol Pires

Futebol romântico

Atletas escoceses abrem mão do salário para o time não falir

Felipe Marra

tipos brasileiros

Tagarela de cinema

Já sofri muito bullying. Não são só os gritos de “Silêncio” e os rompantes de “Cala a boca!”. Tem gente que levanta, lança um olhar de polícia e troca de lugar

Renato Terra

poesia

Para o que ela não serve

Para o que, afinal, ela não serve?

Fabrício Corsaletti

quadrinhos

A gente se ama

Robert Crumb e Aline Crumb 

colaboradores

Koren Shadmi [Capa] é um quadrinista israelense radicado nos Estados Unidos.

 

Daniela Pinheiro [O soldado do PT], repórter de piauí, é coautora de Vultos da República, da Companhia das Letras. Fotografia de Roberto Castro.

 

Dilma Rousseff [Diário] é presidenta da República. Seu ghost-writer é o repórter Renato Terra. Ilustração de Caco Galhardo.

 

Mario Sergio Conti [O povo pop no poder] é repórter de piauí e apresentador do programa Roda Viva, da TV Cultura. Ilustração de Giorgia Massetani.

 

Renato Terra [Tagarela de cinema] é repórter de piauí e codiretor, com Ricardo Calil, do documentário Uma Noite em 67. Ilustração de Bernardo França.

 

Consuelo Dieguez [O candidato tococha] é repórter de piauí e coautora de Cuidado! Seu Príncipe Pode Ser uma Cinderela, da Best Seller.

 

Dorrit Harazim [A dura escalada e O fotógrafo que deu vida à morte], editora de piauí, dirigiu com Arthur Fontes os documentários Família Braz e Dois Tempos. Fotografia de Egberto Nogueira.

 

Robert Crumb [A gente se amaBotox grátis e A iluminação do botox], autor americano de histórias em quadrinhos, lançou Gênesis, pela Conrad. Aline Crumb é quadrinista e pintora.

 

Jonathan Franzen [O cérebro do meu pai] é escritor e romancista americano, autor de Liberdadeeditado pela Companhia das Letras. Texto originalmente publicado na revista The New Yorker, em 2001, e parte integrante do livro Como Ficar Sozinho, que a Companhia das Letras lança este mês. Tradução de Oscar Pilagallo.

 

Tariq Ali [No país do grande e amado Peterson] é escritor paquistanês, autor de A Noite da Borboleta Douradada Record. Texto originalmente publicado na London Review of Books(www.lrb.co.uk). Tradução de Rubens Figueiredo.

 

Milton Ohata [Progresso à moda brasileira], doutor em história pela USP e editor da Cosac Naify, é coorganizador de Um Crítico na Periferia do Capitalismo, da Companhia das Letras, coletânea de ensaios e depoimentos sobre Roberto Schwarz. Ilustração de Gonzalo Cárcamo.

 

Fabrício Corsaletti [Para o que ela não serve], poeta paulista, publicou Esquimó pela Companhia das Letras.

 

Horst Faas (1933–2012) [O fotógrafo que deu vida à morte], fotojornalista e correspondente de guerra, foi editor da Associated Press durante a Guerra do Vietnã. É coautor de Requiem: By the Photographers Who Died in Vietnam, da Random House.

 

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.