minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

edição do mês

Na piauí_204

A capa e os destaques da edição de setembro

| 01 set 2023_08h00
A+ A- A

O bazar de relógios e jóias mais famoso do Brasil está na capa da piauí_204, ilustrada por Vito Quintans. A edição de setembro, que chega às bancas a partir desta sexta-feira (1º),  traz uma reportagem de Luigi Mazza sobre a crise de identidade do PSDB – o partido que já governou o Brasil por dois mandatos, rivalizou com o PT por duas décadas e acabou atropelado pelo trem da história. E um artigo do professor de filosofia Marcos Nobre desdobra a gênese do Centrão, seus interesses atuais e a encruzilhada em que o PT se encontra.

De volta a 2014, Felippe Aníbal revisita a história da primeira ilegalidade da Lava Jato: um grampo instalado na cela dos primeiros presos da operação que por anos permaneceu encobertado.

O leitor encontrará, ainda, um perfil do craque Vinicius Júnior, alvo preferencial dos insultos racistas nos estádios da Espanha. De Madri, João Gabriel de Lima conta como o astro está trabalhando para tornar-se uma raridade nos gramados: um jogador radicalmente antirracista. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o escritor Jeferson Tenório faz uma leitura da foto em que crianças choram pelo assassinato um menino negro de 13 anos.

No mundo das artes, Tiago Coelho conta como o telenovelista João Emanuel Carneiro,  autor de Todas as Flores, A Favorita e Avenida Brasil, foi de menino solitário a campeão de audiência. E Samir Machado de Machado avalia como uma coletânea de contos de horror brasileiros do século XIX revela nossa identidade.

No noticiário internacional, o cineasta isralense Amos Gitaï discute a função da memória e as ameaças à democracia de seu país. Flávia Castro lembra os meses em que ficou refugiada na Embaixada da Argentina no Chile depois do golpe de Pinochet, há cinquenta anos. Denise Mota descreve como a falta d’água se tornou uma ameaça para a população de Montevidéu. 

Para rir, o Diário do Geraldo revela que seu autor está agora em plena era de seu próprio amanhecer, e o piauí Herald, inspirado nas joias e relógios que enfeitiçam os militares, produziu o Manual do Muambeiro Mirim.

Pelas esquinas, um neurocientista brasileiro vai voar com a Nasa; uma regente em São Paulo assume o posto de seu ídolo; Uberlândia faz seu segundo campeonato de assobio.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí