vultos da república
O chefe
De czar da economia na ditadura à amizade com Lula,como Delfim Netto exerceu superpoderes e cultivou lealdades
Rafael Cariellodiário
Duas meninas
Uma viagem à Índia para buscar minhas filhas gestadas numa barriga de aluguel
Teté Ribeiroanais do jornalismo
Repórteres ou missionários?
Na cobertura do Oriente Médio, aprendi a pontificar menos e a ouvir mais
Adam Shatzquestões cinematográficas
O último radical
A trajetória de Harun Farocki, um cineasta célebre e desconhecido
Eduardo Escoreltribuna livre da luta de classes
O sono acabou
Na sociedade 24/7, dormir é coisa para derrotados
Jonathan Crarycarta da Escócia
Rebeldes e reverentes
O que move os defensores da independência escocesa
Alan Bissettdiário da Dilma
Caranguejo não criou pescoço pra não ser enforcado
Reclamam do médico cubano? Pois terão curandeiros da floresta!
colaboradores
Sébastien Thibault [Capa] é ilustrador e mora no Canadá.
Malu Delgado [O PSB na Rede] é repórter de piauí.
Rafael Cariello [O chefe] é repórter de piauí. Foto de Egberto Nogueira.
Maria Eugenia [Aquarelas], ilustradora de mais de cinquenta livros para crianças e adultos, é coautora, com Arthur Nestrovski, de Bichos que Existem & Bichos que Não Existem, da Cosac Naify, vencedor do Prêmio Jabuti em 2003.
Dilma Rousseff [Caranguejo não criou pescoço pra não ser enforcado] é presidenta da República. Seu ghostwriter é o jornalista Renato Terra, diretor dos documentários Uma Noite em 67 e Fla x Flu – 40 Minutos Antes do Nada. Ilustração de Caco Galhardo.
João Moreira Salles [Conversas antes da medalha] é documentarista e editor de piauí. Dirigiu Santiago e Nelson Freire, da VideoFilmes. Ilustração de Caio Borges.
Teté Ribeiro [Duas meninas], editora da revista Serafina, da Folha de S.Paulo, é autora de Divas Abandonadas, lançado pela editora Jaboticaba.
Adam Shatz [Repórteres ou missionários?] é colaborador da London Review of Books. Artigo originalmente publicado na revista The Nation. Tradução de Sergio Flaksman.
Alan Bissett [Rebeldes e reverentes], escritor e dramaturgo escocês, é autor da peça The Pure, the Dead and the Brilliant, sobre o referendo de independência da Escócia. Tradução de Isa Mara Lando.
Allan Sieber [Lose your selfie] é cartunista e quadrinista da Folha de S.Paulo. Lançou Perca Amigos, Pergunte-me Como, pela Mórula Editorial.
Jonathan Crary [O sono acabou] é professor de arte moderna e teoria da arte na Universidade Columbia, em NY. O artigo integra o livro 24/7 – Capitalismo Tardio e os Fins do Sono, que a Cosac Naify lança este mês. Tradução de Joaquim Toledo Jr. Revisão de Maria Emilia Bender.
Armando Freitas Filho [Cão feroz] é poeta e seu livro mais recente é Dever, da Companhia das Letras. Sua poesia reunida está em Máquina de Escrever, da Nova Fronteira.
Eduardo Escorel [O último radical], cineasta, diretor de Paulo Moura – Alma Brasileira, é autor de Adivinhadores de Água, da Cosac Naify.
Daniela Pinheiro [Pés no chão], repórter de piauí, é coautora de Vultos da República, da Companhia das Letras.
Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.