Felipe Neto contra a cadela do fascismo
Como o influenciador digital, antes conhecido pelos vídeos infantojuvenis, enfrentou Bolsonaro e fez campanha para eleger Lula
Filipe VilicicA força e o futuro da extrema direita no Brasil pós-8 de janeiro
Brasil serve de laboratório para a fase revolucionária da extrema direita mundial
Vladimir SafatleComo tratei os yanomamis
O relato de uma enfermeira que há anos trabalha em defesa da saúde dos yanomamis em Roraima
Eliane Clara OpoxinaTaís Araujo, a imparável
Como a atriz mastigou o racismo – na teledramaturgia, nas revistas femininas e na publicidade
João Batista Jr.A corrida – que vai mudar o mundo – para chegar ao computador quântico
Esses computadores podem ajudar a lidar com as mudanças climáticas e a escassez de alimentos, ou quebrar a Internet
Stephen WittO olho de fogo
Um capítulo inédito do novo livro do autor de Torto Arado
Itamar Vieira JuniorFardas
Os vips e famosos do camarote verde-oliva
Roberto Kaz e Afonso CappellaroComo a síndrome de burnout se espalha no Brasil
País já é o segundo mais afetado pela doença do trabalho, depois do Japão
Camille LichottiPará às escuras
O estado é onde mais se produz energia no Brasil e onde mais pessoas vivem na escuridão
Juliana FaddulLixão fashion
Um registro fotográfico no Deserto de Atacama
Christian CravoTite, Neymar e um Brasil fraturado
Como o técnico e o jogador se tornaram símbolos opostos na guerra cultural brasileira
Leonardo Villa-ForteGente, é muita emoção!
Chicória Maria vai sentir uma falta danada de Glória Maria
Helio de La Peñacartuns
esquinas
poesia
COLABORADORES
[Capa e abracinhos ao longo dos textos] é artista gráfico. Ilustrou o livro De A a Z, Eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original (Neotropica).
[Felipe Neto contra a cadela do fascismo, p. 16], jornalista, escritor e pesquisador nos grupos COM+ e no Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura, ambos da USP. Publicou, entre outros livros, O Clique de 1 Bilhão de Dólares (Intrínseca) e O Clube dos Youtubers (Gutenberg). Fotografia de Pedro Garrido.
[Para que o céu não caia, p. 24] é enfermeira na Terra Indígena Yanomami.
[A nova neurastenia, p. 30] é repórter da piauí. Ilustração de Vito Quintans.
[Ousadia sem alegria, p. 48] é escritor e pesquisador. Publicou Escrever sem Escrever: Literatura e Apropriação no Século XXI (Relicário)
e realiza a série de intervenções urbanas Paginário, presente no Brasil, Espanha e Portugal. Ilustração de Kleber Sales.
[A imparável, p. 62], repórter da piauí, publicou A Beleza da Vida: A Biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Fotografia de Bob Wolfenson.
[Poesia, p. 74] é poeta e educador popular. Autor de Não Existem Rotas Conciliatórias de Fuga (Editora Urutau). Ilustração de Thiago Consp.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
[A insurreição, p. 6] é professor titular de filosofia e psicologia da USP, autor de Em um com o Impulso: Experiência Estética e Emancipação Social (Autêntica) e Só Mais um Esforço: Como Chegamos até Aqui ou Como o País dos “Pactos”, das “Conciliações” e das “Frentes Amplas” Produziu Seu Próprio Colapso (Vestígio). Ilustração de Reinaldo Figueiredo.
[Cartuns a partir da p. 18], humorista, cartunista, artista plástico e escritor. Publicou na Folha de S.Paulo de 1993 a 2023, e edita a newsletter Correio Elegante. Seu livro mais recente de prosa é Paris por um Triz (Zarabatana).
[Fardas, p. 26] é o editor-chefe da revista que só cobre VIPs e famosos. Seus ghost-writers são Roberto Kaz e Afonso Cappellaro, redatores de The piauí Herald.
[Um estado às escuras, p. 36] é jornalista, escritora e produtora cinematográfica. Christian Cravo [Lixão fashion, p. 42], fotógrafo, publicou, entre outros livros, Mariana e Reino desse Mundo (ambos pelo Estúdio Apuena).
[O futuro de tudo, p. 56], escritor, produtor de tevê e jornalista investigativo, publicou Como a Música Ficou Grátis: O Fim de uma Indústria, a Virada do Século e o Paciente Zero da Pirataria (Intrínseca). Reportagem originalmente publicada na revista The New Yorker. Tradução de Rogério Galindo, com revisão técnica de Erico Souza Teixeira.
[O olho de fogo, p. 68] é escritor, geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Publicou Torto Arado (Todavia), vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário em 2020. O texto é um trecho de seu próximo romance, Salvar o Fogo, a ser lançado em abril pela Todavia. Ilustração de Natália Lobo Tupinambá.
[Gente, é muita emoção!, p. 78] é humorista, ator e redator do grupo Casseta & Planeta. Publicou Meu Pequeno Botafoguense (Belas-Letras).