maratona
Douglas Galante investiga se pode haver vida fora da Terra
Paulistano é chefe da 'Garatéa', primeira missão brasileira à Lua
O cientista Douglas Galante é um dos convidados da Maratona Piauí Serrapilheira.
Pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, na área de astrobiologia e ciências planetárias, Galante é o líder da missão Garatéa, que pretende lançar um pequeno satélite à órbita da Lua em 2021.
O objetivo da primeira missão lunar brasileira é entender como o ambiente espacial afeta os micro-organismos e conduzir experimentos científicos que irão testar as condições para a existência de vida no sistema solar.
Na Maratona Piauí Serrapilheira, Galante falará sobre como poderá usar o Sirius – o maior acelerador de partículas do Brasil, que está sendo construído em Campinas e deve entrar em operação este ano – em suas pesquisas para entender a origem da vida na Terra e os sinais que podem indicar sua existência em outros planetas.
Douglas Galante recebeu apoio do Instituto Serrapilheira para estudar ambientes terrestres análogos aos de Marte. Os resultados da pesquisa ajudarão a desenvolver técnicas para a procura de vida no planeta vermelho.
Conheça mais o trabalho do astrobiólogo no dia 12 de maio, no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.
Assinantes piauí, associados ao Instituto Serrapilheira, bolsistas de centros de pesquisa, estudantes e professores pagam meia-entrada.
O ingresso inclui almoço e pode ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito.