O hacker do sistema político
Enquanto os partidos do campo democrático brincam de amarelinha, Bolsonaro monta seu ringue de MMA do golpe
Marcos Nobre“Tirem da contabilidade”
O que aconteceu quando a fiscalização bateu à porta de um gigante da advocacia
Ana Clara CostaDe humani corporis show
A história do estabanado professor de Manaus que caiu na espetaculosa indústria de corpos humanos transformados em esculturas
Angélica Santa CruzShakespeare na fronteira
José Francisco Botelho, o tradutor que aprendeu seu ofício no Pampa
Jerônimo TeixeiraMacaco, não!
Uma carta para o lateral do Corinthians que foi acusado de injúria racial
Mario AranhaO mito do mito
Os fatos dizem que a eficiência das Forças Armadas na gestão pública é mais fantasia do que realidade
Natalia VianaProfessor sem diploma
O que aprendi com o cantor e instrumentista Eduardo Gallotti
Teresa CristinaCinzas que queimam
A exploração de carvão está com os dias contados – mas o Brasil não quer saber disso
Giovana GirardiQuero ser respeitada
A piauí acompanha a consulta em que uma paciente de esclerose lateral amiotrófica discute seu desejo de morrer
João Batista Jr.A estupidez da natureza
A verdade é que sem imensos extermínios e catástrofes na Terra, nós, humanos, não estaríamos aqui
Slavoj ŽižekA gigante
A expedição para encontrar a terceira árvore mais alta do Brasil
Tereza NovaesDo próprio veneno
A ultradireita de Portugal e os bolsonaristas que vivem por lá
João Gabriel de LimaCarnaval dos bichos
Um ensaio fotográfico no interior do Pará
Raimundo PaccóQuatro funerais e um casamento
E, ainda, o descompasso entre o que dizem as pesquisas eleitorais e a sensação térmica no país
Fernando de Barros e Silvacartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa] é artista plástico e assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde – A Maldição da Botija.
[O hacker do sistema político, p. 14] é presidente do Cebrap e professor de filosofia da Unicamp. O artigo é um trecho do livro Limites da Democracia: De Junho de 2013 ao Governo Bolsonaro, a ser lançado neste mês pela Todavia. Ilustração de Caio Borges.
[Do próprio veneno, p. 22], colunista de O Estado de S. Paulo, é professor da Faap e autor de O Burlador de Sevilha (Companhia das Letras). Ilustração de Roberto Negreiros.
[“Tirem da contabilidade”, p. 32], repórter da piauí, foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na revista Época.
[Quero ser respeitada, p. 48], repórter da piauí, publicou A Beleza da Vida: A Biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril).
[Cinzas que queimam, p. 54], jornalista especializada em ciência e meio ambiente, apresenta o podcast Tempo Quente, lançado neste mês pela Rádio Novelo. Fotografia de Juliana Baratieri.
[A gigante, p. 68] é jornalista, pesquisadora, roteirista e está produzindo um documentário sobre as maiores árvores do Brasil.
[Shakespeare na fronteira, p. 76] é jornalista e escritor. Publicou o romance Os Dias da Crise (Companhia das Letras). Fotografia de André Feltes.
[Professor sem diploma, p. 86] é cantora e compositora carioca. Seu álbum mais recente é Teresa Cristina Canta Noel (Uns e Outros Produções/Altafonte). Ilustração de Kleber Sales.
[Quatro funerais e um casamento, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.
[Cartuns a partir da p. 16], cartunista e roteirista, publicou Cinco Mil Anos: E (Quase) Todas as Tiras (Quadrinhos na Cia.). Renato Terra é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em Férias e Uma Noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras), ilustrado por Caco Galhardo.
[O mito do mito, p. 28] é jornalista, diretora executiva da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e autora do livro Dano Colateral: A Intervenção dos Militares na Segurança Pública (Objetiva).
[De humani corporis show, p. 40] é jornalista. Montagem de fotos de Beto Nejme.
[Macaco, não!, p. 52], palestrante e escritor, publicou Brasil Tumbeiro (Mostarda). Foi goleiro do Atlético Mineiro, Santos, Palmeiras e Ponte Preta, entre outros times.
[Carnaval dos bichos, p. 60] é fotojornalista. Trabalhou no Correio Braziliense e na Folha de S.Paulo e dirigiu o longa-metragem Consagração.
[A estupidez da natureza, p. 74], filósofo e psicanalista esloveno, é autor de Pandemia: Covid-19 e a Reinvenção do Comunismo (Boitempo). Artigo publicado originalmente na revista Compact. Tradução de Sergio Flaksman.
[Poesia, p. 82], poeta, dramaturgo e político da Martinica. Poemas do livro eu, laminária...: últimos poemas, a ser lançado neste mês pela Papéis Selvagens. Tradução, posfácio e notas de Lilian Pestre de Almeida. Ilustrações de Luciano Feijão.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.