minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
carta do chile

A ressaca

Derrota da nova Constituição nas urnas compromete futuro do governo Boric

Fernando de Barros e Silva
vultos da literatura

“Trabalhar é tá na luta”

Os caminhos do servidor público Itamar Vieira Junior até o fenômeno literário Torto Arado

Clara Rellstab e Fernanda Santana
dossiê piauí

A santa feminista

A saga de Rosa Egipcíaca, africana acusada de heresia pela Inquisição no Brasil do século XVIII

Bennê Oliveira e Jeferson de Sousa
portfólio

A festa de Obalujé

Ensaio fotográfico numa cerimônia de candomblé

Rodrigo Zaim
questões vultosas

A insurreição permanente

O crucial para Bolsonaro nos próximos anos será manter sua base mobilizada, motivada e fiel

Miguel Lago
carta da inglaterra

Flores para Elizabeth

Uma semana de luto e onze horas na fila para ver o caixão da rainha

Damian Platt
carta da ucrânia

Um lugar no mundo

A guerra que está destruindo um país e firmando uma identidade nacional

Jonathan Littell
memórias

O anjo da guarda

Ele me dizia alguma coisa que eu não entendia bem – e eu tentava falar com ele, mas não conseguia

Ricardo Aleixo
ficção

Acidentes

Neste dia você verá inúmeros rostos de horror, menos o seu

Thiago Camelo
despedida

Isolado até o fim

O adeus ao último representante de um povo

Rubens Valente

cartuns

Cartuns Adão Iturrusgarai, Carol Ito, Andrício de Souza, Reinaldo Figueiredo, Renato Terra, Caco Galhardo, Allan Sieber, André Dahmer, Cynthia Bonacossa, Leandro Assis e Roberto Negreiros

COLABORADORES

Miguel Lago

[A insurreição permanente, p. 6] é cientista político e diretor executivo do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps). Cofundador do Meu Rio e do Nossas, lecionou na Universidade Columbia em Nova York e na Sciences Po Paris. Ilustração de Allan Sieber.

João Batista Jr.

[O drama dos opioides, p. 24], repórter da piauí, publicou A Beleza da Vida: A Biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Fotografia de Flavia Valsani.

Bennê Oliveira

[A santa feminista, p. 39], ilustradora e quadrinista, é criadora da série de tirinhas no Instagram Levemente Insana, sobre temas cotidianos, autobiográficos e a rotina de uma família suburbana. Jeferson de Sousa, roteirista dos quadrinhos, é jornalista.

Fernando de Barros e Silva

[A ressaca, p. 52] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina.

Damian Platt

[Flores para Elizabeth, p. 60] é escritor e investigador cultural. Publicou Nothing by Accident: Brazil on the Edge (Independent Publishing Network). Tradução de Rogério Galindo.

Glenda Mezarobba

[O crime do século, p. 74], cientista política, é autora de verbetes referentes ao Brasil da Encyclopedia of Transitional Justice (Cambridge University Press) e de Um Acerto de Contas com o Futuro: A Anistia e Suas Consequências, Um Estudo de Caso Brasileiro (Humanitas). Integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog.

Ricardo Aleixo

[O anjo da guarda, p. 90], poeta, artista e pesquisador, publicou, entre outros livros, Pesado Demais para a Ventania (Todavia). Trechos extraídos do livro Sonhei com o Anjo da Guarda o Resto da Noite, a ser lançado pela Todavia em novembro.

Moisés Alves

[Poesia, p. 98] é poeta e professor de literatura na Universidade Estadual de Feira de Santana. É autor, entre outros, de mangue (Martelo Casa Editorial) e coisas que fiz e ninguém notou mas que mudaram tudo (Circuito). Ilustração de Edson Ikê.

Cartuns desta edição: Adão Iturrusgarai, Allan Sieber, André Dahmer, Andrício de Souza, Caco Galhardo, Carol Ito, Cynthia Bonacossa, Leandro Assis, Reinaldo Figueiredo, Renato Terra, Roberto Negreiros.

Thais Bilenky

[Com vocês, a Leoa, p. 16] é repórter da piauí e apresentadora
do podcast Foro de Teresina. Fotografia de Egberto Nogueira.

Angélica Santa Cruz

[O revolucionário, p. 30] é jornalista da piauí. Fotografia de Victor Moriyama.

Rodrigo Zaim

[A festa de Olubajé, p. 46], fotógrafo, criou o projeto R.U.A Foto Coletivo e também a Ẹlẹ́gbára Lamb’s, dedicada a espalhar painéis de fotos gigantes pelas ruas de São Paulo. É cofundador do Instituto Afro Amparo e Saúde.

Antonio Scurati

[Queremos mesmo isso?, p. 58], escritor, ensaísta e professor de literatura contemporânea em Milão, publicou M, O Filho do Século e M, o Homem da Providência (Intrínseca). Tradução de Marcello Lino.

Jonathan Littell

[Um lugar no mundo, p. 66] é escritor franco-americano, autor do romance As Benevolentes (Companhia das Letras). Reportagem originalmente publicada na M le Magazine du Monde. Tradução de Claire Laribe.

Clara Rellstab

[“Trabalhar é tá na luta”, p. 82], jornalista, escreve roteiro para podcasts na Rádio Novelo. Fernanda Santana, coautora da reportagem,
é jornalista em Salvador. Fotografia de Christian Cravo.

Thiago Camelo

[Acidentes, p. 94], poeta e escritor, publicou o livro de poemas Descalço nos Trópicos sobre Pedras Portuguesas (Editora Nós). O texto é um trecho do livro Dia Um, a ser lançado em novembro pela Companhia das Letras. Ilustração de Christiano Mascaro.

Rubens Valente

[Isolado até o fim, p. 102], repórter, é colunista da Agência Pública, que também publica este texto em seu site apublica.org.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.