O reino e o poder de Celso Amorim
Como o chanceler mais longevo da história do Brasil se dedica a dar uma voz global ao país e se transformou numa peça fundamental do governo Lula
Ana Clara CostaA extrema direita estimula a comunidade judaica a criar inimigos internos
A história de um judeu sionista de esquerda acusado de defender Hamas e ser antissemita
Michel GhermanO resgate de brasileiros na Faixa de Gaza
Os esforços do embaixador do Brasil junto à Autoridade Palestina para repatriar brasileiros no meio da guerra
Alessandro CandeasRenato Feder e o atropelo na educação em São Paulo
As maquinações do secretário da Educação que tentou cancelar a participação do estado no Programa Nacional do Livro e do Material Didático
Raquel CozerComo explorar (bem) o litoral brasileiro
O caso de um condomínio de luxo numa ilha da Bahia e o desafio de explorar – e conservar – os pedaços de paraíso do litoral brasileiro
Bernardo EstevesJavier Milei, Argentina e a construção de um novo “antiprogressismo”
Ascensão de Milei é mais um caso na América Latina de definhamento da direita tradicional e a ascensão das direitas puros-sangues
Fernando de Barros e SilvaA psicologização da política e os limites do ressentimento
Recorrer à psicologia para explicar por que a extrema direita atrai seguidores só mascara a impotência em apresentarmos ações para problemas de vulnerabilidade social
Vladimir SafatleMeu fêmur, meu sono e uma nova vida
Jornalista de 85 anos transforma sua fratura de fêmur numa experiência de vida enriquecedora
Roberto MuggiatiEm busca de Karl Ove
Uma viagem à Noruega e ao passado do autor da série Minha luta
Natalia TimermanMemórias de Jean-Claude Bernardet
Em novo livro, Wet mácula: memória/rapsódia, pensador do cinema brasileiro fala de sua vinda para o Brasil na adolescência e as dificuldades de adaptação ao novo país
Jean-Claude BernardetAlissa compra a morte
Em algum lugar, ao longe, não desaparecia a ideia de que aquela felicidade duraria pouco
Liudmila UlítskaiaMeu nome é Geraldo
Como um esquerdista aberto a metafísicas não hegemônicas, encomendei meu mapa astral
Infinito particular
A aventura de traduzir a poeta Louise Glück
Bruna Bebercartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa] é um cartunista italiano.
[“Eu sou um príncipe”, p. 18] é repórter da piauí. Foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época. Fotografia de Diego Bresani.
[O judeu imaginário, p. 36], professor de sociologia da UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém, é também professor do PPGHIS da UFRJ. Publicou, entre outros livros, O não judeu judeu: a tentativa de colonização do judaísmo pelo bolsonarismo (Fósforo).
[Meu nome é Geraldo, p. 43] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Ilustração de Caco Galhardo.
[O empreendimento, p. 54], repórter da piauí, é apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo) e autor de Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras). Fotografia de André Gonçalves.
[Vinte noites sem dormir, p. 70], jornalista, foi editor das revistas Manchete, Fatos & Fotos e Veja. Publicou A contorcionista mongol (Record).
[Alissa compra a morte, p. 78], escritora russa, publicou a coletânea de contos Meninas (Editora 34). Tradução de Irineu Franco Perpetuo. Ilustração de Ari Hisae.
[Infinito particular, p. 86] é autora de alguns livros de poesia, entre eles Veludo rouco (Companhia das Letras), e um de ensaio Uma encarnação encarnada em mim: cosmogonias encruzilhadas em Stella do Patrocínio (José Olympio).
[Coringa nas ruas, p. 8] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Caio Borges.
[Angústia na fronteira, p. 30] é embaixador do Brasil junto à Autoridade Palestina e doutor em socioeconomia do desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Diário escrito em colaboração com Luigi Mazza, repórter da piauí.
[Os limites do ressentimento, p. 40] é professor titular do Departamento de Filosofia e Instituto de Psicologia da USP, além de psicanalista. Publicou, entre outros livros, Maneiras de transformar mundos: Lacan, política e emancipação (Autêntica).
[O trainee, p. 44] é jornalista especializada em literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Ilustração de Reinaldo Figueiredo.
[Em busca de Karl Ove, p. 62] é escritora, psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela USP. É autora de Copo vazio e As pequenas chances (ambos da Todavia), entre outros livros.
[“Sou uma construção social”, p. 74] é escritor, ator, cineasta e crítico de cinema. Publicou, entre outros livros, Cinema brasileiro: propostas para uma história (Companhia de Bolso). O texto é um trecho do livro Wet mácula: memória/rapsódia, que a Companhia das Letras lança neste mês.
[Poesia, p. 83] é poeta e professor, doutor em literatura e cultura pela UFBA, professor da Uesb e do Instituto Federal Baiano. É editor da revista de literatura brasileira contemporânea Organismo e publicou O mapa de casa, plaquete do Círculo de Poemas (Luna Parque e Fósforo). Ilustração de Alexandre Alves.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.