vultos da república
O soldado do PT
As marchas e contramarchas de Delúbio Soares para mostrar que ele não inventou o mensalão, apenas cumpria ordens e servia à causa do partido
Daniela Pinheirocarta da Venezuela
O candidato TOCOCHA
Rico, jovem e branco, Henrique Capriles encabeça o movimento Todos Contra Chávez. O presidente só se refere a ele como porcariazinha
Consuelo Dieguezmemórias de família
O cérebro do meu pai
Minha relutância em usar a expressão mal de Alzheimer era uma forma de proteger a especificidade de Earl Franzen da generalidade da moléstia
Jonathan Franzen
tribuna livre da luta de classes & símbolos
O povo pop no poder
No livro Lulismo, Tales Ab’Sáber investiga o carisma do ex-presidente e os limites da crítica num Brasil em que todos são fãs de Paul McCartney
Mario Sergio Contidespedida
O fotógrafo que deu vida à morte
Alemão nascido em Berlim, Horst Faas alterou como poucos o curso da guerra travada pelos Estados Unidos no Vietnã
Dorrit Harazimquestões político-culturais
Progresso à moda brasileira
Roberto Schwarz reencontra hoje, na contramão do oba-oba que embala os ponteiros do relógio nacional, o futuro estático que já vislumbrava após 1964 nas criações do tropicalismo
Milton Ohataanais da história
No país do grande e amado Peterson
Intelectual paquistanês relembra as duas vezes em que esteve na Coreia do Norte, a convite do ditador Kim Il Sung: “Nunca senti tamanha aversão a um personagem político de esquerda”
Tariq Aliesquina
tipos brasileiros
Tagarela de cinema
Já sofri muito bullying. Não são só os gritos de “Silêncio” e os rompantes de “Cala a boca!”. Tem gente que levanta, lança um olhar de polícia e troca de lugar
Renato Terracolaboradores
Koren Shadmi [Capa] é um quadrinista israelense radicado nos Estados Unidos.
Daniela Pinheiro [O soldado do PT], repórter de piauí, é coautora de Vultos da República, da Companhia das Letras. Fotografia de Roberto Castro.
Dilma Rousseff [Diário] é presidenta da República. Seu ghost-writer é o repórter Renato Terra. Ilustração de Caco Galhardo.
Mario Sergio Conti [O povo pop no poder] é repórter de piauí e apresentador do programa Roda Viva, da TV Cultura. Ilustração de Giorgia Massetani.
Renato Terra [Tagarela de cinema] é repórter de piauí e codiretor, com Ricardo Calil, do documentário Uma Noite em 67. Ilustração de Bernardo França.
Consuelo Dieguez [O candidato tococha] é repórter de piauí e coautora de Cuidado! Seu Príncipe Pode Ser uma Cinderela, da Best Seller.
Dorrit Harazim [A dura escalada e O fotógrafo que deu vida à morte], editora de piauí, dirigiu com Arthur Fontes os documentários Família Braz e Dois Tempos. Fotografia de Egberto Nogueira.
Robert Crumb [A gente se ama, Botox grátis e A iluminação do botox], autor americano de histórias em quadrinhos, lançou Gênesis, pela Conrad. Aline Crumb é quadrinista e pintora.
Jonathan Franzen [O cérebro do meu pai] é escritor e romancista americano, autor de Liberdade, editado pela Companhia das Letras. Texto originalmente publicado na revista The New Yorker, em 2001, e parte integrante do livro Como Ficar Sozinho, que a Companhia das Letras lança este mês. Tradução de Oscar Pilagallo.
Tariq Ali [No país do grande e amado Peterson] é escritor paquistanês, autor de A Noite da Borboleta Dourada, da Record. Texto originalmente publicado na London Review of Books(www.lrb.co.uk). Tradução de Rubens Figueiredo.
Milton Ohata [Progresso à moda brasileira], doutor em história pela USP e editor da Cosac Naify, é coorganizador de Um Crítico na Periferia do Capitalismo, da Companhia das Letras, coletânea de ensaios e depoimentos sobre Roberto Schwarz. Ilustração de Gonzalo Cárcamo.
Fabrício Corsaletti [Para o que ela não serve], poeta paulista, publicou Esquimó pela Companhia das Letras.
Horst Faas (1933–2012) [O fotógrafo que deu vida à morte], fotojornalista e correspondente de guerra, foi editor da Associated Press durante a Guerra do Vietnã. É coautor de Requiem: By the Photographers Who Died in Vietnam, da Random House.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.