edição do mês

Na piauí_163

A capa e os destaques da revista que começa a chegar às bancas nesta semana

01abr2020_15h17

São tempos da peste. Enquanto a pandemia de Covid-19 avança, um palhaço presidencial faz malabares com o vírus letal – agravando, ao mesmo tempo, a crise epidemiológica e a crise da democracia no Brasil. É o que mostra a capa da piauí_163, ilustrada por Caio Borges. A revista começa a chegar às bancas nesta quarta-feira, 1º de abril.

No ensaio Uma esfinge na Presidência, o cientista político Miguel Lago discute como o presidente Jair Bolsonaro tenta cavar um impeachment contra si mesmo para mobilizar o apoio radical de seus seguidores e levar adiante sua revolução autoritária.

Não tenho resposta para tudo é o diário da médica infectologista Chris Gallafrio Novaes, de 45 anos. Ela conta como foram os dias iniciais da pandemia de coronavírus em seis dos hospitais em que trabalha, em São Paulo.

Em O vírus soberano, a filósofa italiana Donatella Di Cesare reflete sobre como a pandemia coloca em questão a política do medo e a lógica de liberdade na democracia atual.



O neurocientista Sidarta Ribeiro discute, em Ciência em Krakatoa, o desmonte das instituições científicas no Brasil de hoje – e o futuro para o qual caminhamos.

A reportagem A estrada e os pobres, de Rafael Cariello, usa o exemplo de Guaribas, no sul do Piauí, para explicar a relação entre a construção de uma estrada e o combate à pobreza no Brasil. 

Em Filmes de comentário, Tiago Coelho conta como cineastas de Contagem, uma cidade industrial de Minas Gerais, estão renovando o cinema brasileiro.

E as Esquinas, desta vez, dão lugar às Quarentenas. Escritores relatam como tem sido sua rotina de isolamento em sete cidades diferentes: São Paulo, Veneza, Mendocino, Seul, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro.

Leia também

Últimas Mais Lidas

Boi com endereço

Se atender à pressão dos exportadores sem criar regulação interna, mercado ameaça criar  dois tipos de consumidor: o que pode comer carne de áreas desmatadas ilegalmente e o que não pode

A amiga oculta da J&F

Empresa dos irmãos Batista não apresenta no acordo de leniência a Unifleisch S/A, representante da JBS na Europa e citada como suspeita de lavagem em documentos do Tesouro americano

Matemática da inclusão

Prêmios recebidos pelas duas únicas pesquisadoras do Impa destacam a importância da igualdade de gênero na disciplina

E se estivermos variolizados?

O uso disseminado de máscaras pode expor a população a quantidades minúsculas de Sars-CoV-2 e aumentar a proporção de casos assintomáticos de Covid-19?

Do Islã ao PCC

Como um jovem condenado por terrorismo depois de trocar mensagens na internet sobre atentados foi recrutado pela facção criminosa mais poderosa do país

No rastro das onças-pintadas

Expedição pelo Pantanal acompanha animais como forma de medir preservação do ambiente enquanto se prepara para entrar na zona de queimadas

Foro de Teresina #119: Bolsonaro entre o verde e as verdinhas

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Mais textos
2

Desenhando esquinas

Andrés Sandoval explica o processo por trás das ilustrações que adornam a piauí desde a primeira edição.

4

90

5

R$ 0,46 no tanque dos outros

Agora, caminhoneiros grevistas usam WhatsApp para defender queda da gasolina, de Temer e da democracia

8

Sardanapalo

Babilônios cabotinos contracenarão com garbosas falanges assírias?