A Terra é redonda (mesmo): Verde e preto
Episódio mostra como a crise climática está ligada às injustiças sociais e discute o racismo ambiental
As chuvas intensas que caíram na região de Recife no fim do maio e deixaram mais de cem vítimas são um exemplo de como os impactos dos eventos climáticos extremos são mais sentidos pelas populações que já são excluídas da sociedade brasileira – negros, quilombolas e povos indígenas.
Essa constatação é o ponto de partida para o terceiro episódio da nova temporada de A Terra é redonda (mesmo), o podcast de ciência e meio ambiente da revista piauí. O episódio discute os eventos climáticos extremos à luz do conceito de racismo ambiental, que mostra como a cor da pele de um indivíduo determina sua vulnerabilidade a esses eventos.
O episódio destaca a importância da justiça climática e mostra como as cidades brasileiras estão despreparadas para fazer frente aos eventos extremos que já estão se tornando mais frequentes e intensos por causa da emergência climática.
O episódio conta com os depoimentos dos seguintes entrevistados:
– Patricia Pinho, bióloga especializada em ecologia humana, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia;
– Natalie Unterstell, especialista em políticas públicas ambientais e presidente do Instituto Talanoa;
– Dulce Maria Pereira, arquiteta e ambientalista, pesquisadora da Universidade Federal de Ouro Preto, ex-presidente da Fundação Cultural Palmares e integrante do Movimento Negro Unificado;
– Alessandra Korap Munduruku, ativista indígena do povo Munduruku;
– Txai Suruí, ativista indígena do povo Paiter-Suruí;
– Marcia Castro, demógrafa especializada no estudo do padrão de transmissão das doenças infecciosas, professora da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard;
– Andrea Santos, bióloga e engenheira de transportes, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, secretária-executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
*
A segunda temporada de A Terra é redonda (mesmo) terá oito episódios semanais publicados às terças-feiras. A série discutirá as principais ameaças ao meio ambiente e os maiores desafios que o Brasil tem para se preparar para o mundo da emergência climática. A temporada é realizada em parceria com o Instituto Talanoa, com produção da Trovão Mídia.
Reportagens citadas no episódio e leituras recomendadas:
“Gabriel! Gabriel!”_A procura por um jovem desaparecido no temporal em Petrópolis
COP26: Entre a frustração e o otimismo
Txai Suruí, a nova cara do ativismo
Vozes indígenas contra Bolsonaro
Malária na mira: Uma demógrafa brasileira de Harvard caça o Anopheles na Amazônia
A guerra dos cem anos: Por que o Brasil não consegue vencer o Aedes aegypti
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí