carta de Washington I
O jornalismo pós-Trump
A perplexidade, a autocrítica e os desafios da imprensa americana diante do novo presidente
Daniela Pinheirocarta de Washington II
O primeiro mandato de Donald Trump
A campanha do candidato nos diz muito sobre o tipo de presidente que ele será
Evan Osnostribuna livre da luta de classes
A armadilha em que a esquerda se meteu
Se o objetivo é reduzir a pobreza e a desigualdade, não há alternativa ao projeto social-democrata de FHC
Samuel Pessôaquestões submarinas
O recife que ninguém viu
Um ecossistema insuspeito sob as águas turvas da foz do Amazonas
Bernardo Estevesportfólio
Sem álcool, com Jaguar
Lembranças de um amnésico alcoólico que se tornou abstêmio
Armando Antenore e Jaguaranais do riso
Últimas palavras
Todos os epitáfios, se proferidos pelo inquilino da sepultura, são uma piada
Ricardo Araújo Pereirachegada
A volta das que não foram
Uma árvore considerada extinta está, na verdade, sob o nariz dos pesquisadores
Bernardo Estevesesquina
colaboradores
Caio Borges [Capa], é artista gráfico e sócio do Estúdio Onze. Ilustrou o livro De A a Z Eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original da editora Neotropica.
Bernardo Esteves [A volta das que não foram e O recife que ninguém viu], repórter da piauí, publicou Domingo É Dia de Ciência, pela Azougue.
Daniela Pinheiro [O jornalismo pós-Trump], jornalista da piauí, é coautora de Vultos da República, da Companhia das Letras.
Guto Lins [Cartuns], designer, escritor, ilustrador e professor da PUC-Rio, é autor de mais de quarenta livros infantis e juvenis, incluindo a coleção Família, pela Brinque-Book.
Evan Osnos [O primeiro mandato de Donald Trump] é repórter da New Yorker, na qual o artigo foi originalmente publicado. Especialista em política internacional, morou em Pequim por oito anos e publicou A Era da Ambição: Em Busca da Riqueza, da Verdade e da Fé na Nova China, pela Companhia das Letras. Tradução de Sergio Tellaroli.
Samuel de Abreu Pessôa [A armadilha em que a esquerda se meteu,], físico com doutorado em economia, ambos pela USP, é sócio da consultoria Reliance e pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.
Armando Antenore [Sem álcool, com Jaguar], jornalista, é editor da piauí e autor de O Blog das Perguntas. Publicou três livros infantis: Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia!, todos pela Edições SM.
Leandro Sarmatz [Uma coisa de pele], poeta, jornalista e escritor gaúcho radicado em São Paulo, é autor do livro de contos Uma Fome, da Record, e do livro de poemas Logocausto, da Editora da Casa.
Ricardo Araújo Pereira [Últimas palavras], humorista português, é fundador do grupo Gato Fedorento, com esquetes de humor na tevê portuguesa. Publicou Se Não Entenderes, Eu Conto de Novo,
Pá, pela Tinta-da-china Brasil. O texto integra o livro A Doença, o Sofrimento e Morte Entram num Bar, a ser lançado em março, pela mesma editora.
Marco Valério Marcial (38–104 d.C.) [Boca de Roma], poeta e escritor, nasceu em Bílbilis, na atual província de Zaragoza, Espanha, e viveu a maior parte de sua vida em Roma. Os poemas integram o livro Epigramas, que está sendo lançado este mês pela Ateliê Editorial. Tradução e apresentação de Rodrigo Garcia Lopes, escritor, poeta e compositor. Publicou o romance policial histórico O Trovador, pela Record.
Marcelo Musa Cavallari [Vade retro, Satanás!], jornalista, traduziu o Livro da Vida, de santa Teresa d’Ávila, pela Companhia das Letras.
Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.