edição do mês

Na piauí_170

A capa e os destaques da edição de novembro

06nov2020_12h58

A revolta da vacina, agora em tempos bolsonaristas: a capa da piauí_170 descortina o passado que o Brasil tem pela frente. É inspirada na primeira página da Gazeta de Notícias de 15 de novembro de 1904, quando o noticiário narrava o motim popular contra a vacina para deter a epidemia de varíola. 

A edição de novembro traz a primeira parte do dossiê Arrabalde, série de reportagens sobre a Amazônia. Depois de dois anos de pesquisa e cinco meses de investigação in loco, João Moreira Salles mostra que nunca nos esforçamos para compreender verdadeiramente a floresta.

Em 1%, Roberto Kaz destaca o trabalho de voluntários de várias partes do Brasil que, no Pantanal em chamas, lutaram para salvar os animais do fogo.

A repórter Malu Gaspar conta em A Guerra dos Tronos como a corrupção entranhada na Odebrecht destruiu a relação entre Emílio e Marcelo Odebrecht, pai e filho.



Governando do além-túmulo, de Bruno Carazza, analisa a força que o doutor Enéas, ele mesmo, adquiriu na radicalizada cena política atual.

Dez parágrafos que não dizem nada: é essa a homenagem de Gregorio Duvivier e de todos nós a Quino, criador da Mafalda.

Pelas Esquinas, o Natal em que o Papai Noel ficará isolado, um diplomata especializado em física nuclear e o dia em que a sapatilha de uma bailarina brasileira chegou ao museu.

As conversas de Bolsonaro e sua trupe estão no BolsozApp, a rede social mais antivacina do Brasil.

Leia também

Últimas Mais Lidas

Marcadores do destino

Marcadores presentes no sangue podem aumentar ou diminuir os riscos do paciente infectado pela Covid-19 em desenvolver casos graves da doença

De puxadinho da Universal a queridinho da direita

No espaço deixado pelo PSL, Republicanos dobra número de prefeitos e se torna partido com mais vereadores eleitos em capitais

Foro de Teresina #128: As urnas, o racismo e o vírus

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Teatro político

Ricardo Nunes, vice da chapa de Bruno Covas, faz encontro em teatro que recebeu repasse de 150 mil reais autorizado pela prefeitura de São Paulo

Confiança no SUS tem crescimento recorde na pandemia

Pesquisa inédita do Ibope mostra que, em 2020, a população passou a confiar mais em quase todas as instituições – menos no presidente e seu governo

Virada eleitoral: missão (im)possível?

Só uma em cada quatro disputas de segundo turno teve reviravolta em relação ao primeiro nas últimas seis eleições municipais

Mais textos
3

Na cola de quem cola

A apoteose da tecnologia e o adeus aos estudos

6

A Arquiduquesa da canção e do escracho

Algum jovem, bem jovem mesmo, que por ventura me leia neste momento, não há de saber quem foi “Araca, a Arquiduquesa do Encantado”, estou certa? Assim era chamada a cantora favorita de Noel Rosa e tantos outros, a super Aracy de Almeida. Mulher absolutamente singular em sua figura e trajetória.

7

Janelas para o passado

Vêm da Inglaterra iniciativas interessantes lançadas na internet esta semana que ajudam a entender melhor duas civilizações antigas. Um projeto disponibiliza na rede fragmentos de papiros egípcios da época da ocupação grega, incluindo textos de Platão, Heródoto e Epicuro, e convida os internautas para ajudar a decifrá-los. Foi inaugurada também uma biblioteca digital de manuscritos de Avicena e outros nomes da medicina árabe do período medieval.

8

Miriam

Miriam, a mulher com um problema na garganta

9

PMDB decide apoiar Obama e Raúl Castro

"Abaixo o capitalismo e o socialismo! Viva o fisiologismo!", discursou Temer