questões de mídia & política
A nova sinfonia paulistana
Como a rádio Jovem Pan se reinventou ao dar voz para o sentimento antipetista em São Paulo
Julia Duailibianais da luta armada
As 38 estrelas
Como se planejou e executou, em Montevidéu, uma fuga em massa de prisioneiras políticas
Josefina Licitrahistória pessoal
Juízo final
Uma paciente de Alzheimer decide pôr fim à própria vida
Robin Marantz Henigquestões do modernismo
Macunaíma na tela
Os fracassos e o triunfo de Joaquim Pedro e Mário de Andrade
Eduardo Escorelcarta da Argélia
Ainda estrangeiro
Kamel Daoud, o escritor que fez a versão árabe do romance de Camus
Adam Shatzchegada
Jornalismo e um punhado de dólares
Dinheiro oferecido pelo WikiLeaks para obter informação renova o debate entre a ética da profissão e o interesse público
Sérgio Dávilaanais da ornitologia
Presley não morreu
A saga de uma ararinha-azul que sobreviveu a caçadores e traficantes, passou por cinco países, teve seis casamentos e pode ajudar a salvar a espécie
Roberto Kazdespedida
Caixa-preta
Martinez Flores, o mexicano que criou uma linhagem arquitetônica no Brasil
Fernando Serapiãodiário da Dilma
Em terra de malandro, rainha usa boné
Prenderam um ex-presidente da CBF, mas bater panela durante um jogo da Seleção, ninguém bate
esquina
obituário
O dilema de Salter
Um dos melhores escritores norte-americanos do século XX lidou até o fim com a frustração de não ser famoso
Alejandro Chacoffcolaboradores
Nadia Khuzina [Capa], artista russa radicada na Califórnia, é editora do blog de charges políticas nadiakhuzina.com.
Sérgio Dávila [Jornalismo e um punhado de dólares], editor-executivo da Folha de S.Paulo, é autor de Diário de Bagdá – A Guerra do Iraque Segundo os Bombardeados, pela DBA.
Julia Duailibi [A nova sinfonia paulistana] é repórter da piauí. Ilustração de Roberto Negreiros.
Ana Martins Marques [Poesias ao longo da edição,] é poeta mineira. Os poemas integram O Livro das Semelhanças, que a Companhia das Letras publicará em agosto.
Dilma Rousseff [Em terra de malandro, rainha usa boné] é presidenta da República. Seu ghost-writer é o repórter Renato Terra, diretor do documentário Uma Noite em 67. Ilustração de Caco Galhardo.
Josefina Licitra [As 38 estrelas], jornalista argentina, é autora de El Agua Mala, da Aguilar. Tradução de Heloisa Jahn.
Olegário Ribamar [The Fifa Herald], cartola-chefe do diário mais escandaloso da Suíça, dirige o periódico sob habeas corpus e vigilância perpétua do FBI.
Roberto Kaz [Presley não morreu] é jornalista. A reportagem faz parte de O Livro dos Bichos, a ser publicado em outubro pela Companhia das Letras.
Robin Marantz Henig [Juízo final], jornalista e escritora norte-americana, especializou-se em temas científicos. No Brasil, lançou O Monge no Jardim, pela Rocco. É colaboradora da New York Times Magazine, na qual o artigo foi originalmente publicado. Tradução de Sergio Tellaroli.
Adam Shatz [Ainda estrangeiro] é editor da London Review of Bookse escritor residente no Centro de Estudos do Oriente Médio da NYU. Artigo originalmente publicado na New York Times Magazine. Tradução de Sergio Tellaroli.
Eduardo Escorel [Macunaíma na tela], cineasta e montador do filme Macunaíma, trabalhou com Glauber Rocha e Eduardo Coutinho, entre outros. É autor de Adivinhadores de Água, da Cosac Naify.
Alejandro Chacoff [O dilema de Salter], mestre em economia política pela Universidade de Chicago, é jornalista e colaborador da piauí.
Fernando Serapião [Caixa-preta], crítico de arquitetura e editor da revista Monolito, é autor de A Arquitetura de Croce, Aflalo e Gasperini, da Paralaxe.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.