vultos da república
O herdeiro
João Campos, o jovem prefeito do Recife, e os dramas agrestes de uma dinastia política
Consuelo Dieguezquestões criminais
A Orcrim-FB
Flávio Bolsonaro e o roubo de 6,1 milhões de reais de dinheiro público
Armando Sartori e Raimundo Rodrigues Pereiratempos da peste
Música acima de tudo, Beethoven acima de todos
Como a maior orquestra do país sobrevive à pandemia
Arthur Nestrovskitréplica
Pós-verdade e carteiradas de identidade
Condenações e condescendências na universidade pública
Benamê Kamu Almudrasquadrinhos
O personagem
Ele acordou numa certa manhã com a convicção de que precisava escrever
Pedro Franzchegada
Engolindo os miúdos
O que muda com a entrada de Lula na disputa pela sucessão de Bolsonaro
Fernando de Barros e Silvaesquina
Buraco negro tamanho M
Um astrofísico brasileiro investiga um canto obscuro da Via Láctea
Roberto Kazanais do racismo
Os nazistas e a aceleração das castas
Como a legislação norte-americana influenciou Hitler
Isabel Wilkersonanais da banalidade
Eu existo!
Muito prazer, sou a jornalista que estacionou o carro de Caetano no Leblon
Elisangela Roxodespedida
Todos amávamos a Love Story
O adeus à boate em que Mike Tyson ameaçou morder um garçom
Xico Sácolaboradores
Fernando de Barros e Silva [Engolindo os miúdos, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.
Marcos Amorozo [Escrita frenética, p. 9] é estagiário da piauí.
Artur Nicoceli [Os sons dos Gilsons, p. 11] é jornalista, editor-assistente de conteúdos digitais na revista Forbes Brasil.
João Moreira Salles [O que queremos?, p. 12], documentarista, é editor fundador da piauí. Dirigiu Santiago, Entreatos, Notícias de uma Guerra Particular e Nelson Freire. Ilustração de Vito Quintans. Vinhetas de Carla Caffé. Edição de texto de Denise Pegorim.
Consuelo Dieguez [O herdeiro, p. 30], repórter da piauí, é autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas (Companhia das Letras).
Leandro Assis [Cartuns a partir da p. 32], roteirista de tevê e cinema, é coautor das séries de HQ Os Santos e Confinada, que podem ser lidas no Instagram e no Twitter.
Armando Sartori [A Orcrim-FB, p. 38] é jornalista e diretor da Editora Manifesto. Foi secretário de redação do jornal Movimento e editor da revista Retrato do Brasil. Raimundo Rodrigues Pereira, coautor da reportagem, é jornalista e diretor da Editora Manifesto. Foi redator-chefe dos jornais Opinião e Movimento e editor nas revistas Veja, Realidade e Retrato do Brasil.
Reinaldo Figueiredo [A nova política é como o vinho, quanto mais velha melhor, p. 44] é desenhista, humorista, músico e um dos criadores do Casseta & Planeta.
Camille Lichotti [“Ai, meu Deus”, p. 46] é estagiária da piauí. Fotografia de Pierre Duarte.
Arthur Nestrovski [Música acima de tudo, Beethoven acima de todos, p. 50] é diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), autor de Tudo Tem a Ver: Literatura e Música (Todavia), vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura de 2020. No ano passado, lançou o disco Sarabanda, com Lívia Nestrovski.
Benamê Kamu Almudras [Pós-verdade e carteiradas da identidade, p. 56], sob pseudônimo, é docente de graduação e de pós-graduação em uma universidade pública de São Paulo.
Pedro Franz [O personagem, p. 60] é ilustrador e artista visual. A HQ foi produzida durante uma residência artística na Maison des Auteurs (em Angoulême, França), tendo o apoio da Cité Internationale de la Bande Dessinée et de l’Image.
Isabel Wilkerson [Os nazistas e a aceleração das castas, p. 64] é jornalista norte-americana. Trecho de Casta: As Origens do Nosso Mal-Estar, a ser lançado neste mês pela Zahar. Tradução de Denise Bottmann e Carlos Alberto Medeiros.
Elisangela Roxo [Eu existo!, p. 70], jornalista e mestre pelas universidades de Aarhus e Hamburgo, é autora da tese Black Is Digital: Afro-Brazilian Women and Identity on YouTube.
Felipe Charbel [Lacunas, p. 76] é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de Janelas Irreais: Um Diário de Releituras (Relicário Edições).
Alfredo Fressia [Poesia, p. 79] é poeta uruguaio radicado em São Paulo. Recebeu o Prêmio Bartolomé Hidalgo, um dos mais importantes do Uruguai. É autor de Terra Incognita (Ediciones Caletita) e Sobre Roca Resbaladiza (Editorial Lisboa). Tradução do próprio autor. Ilustração de Gervasio Troche.
Xico Sá [Todos amávamos a Love Story, p. 82] é jornalista e escritor, autor de O Livro das Mulheres Extraordinárias (Três Estrelas), entre outros.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.